História dos Videogames: Em 1993 chegava ao mercado o revolucionário (e também polêmico) 3DO

Na matéria anterior do especial “História dos Videogames”, falei sobre os primeiros videogames de 32bit da história, lançados bem antes do poderoso Playstation, que geralmente é o primeiro a vir à mente de todos. Na oportunidade mencionamos que o primeiro aparelho com essa tecnologia foi o Philips CDi. Vale aqui um adendo: o CDi utilizava um processador híbrido de 16 e 32 bit. Talvez por isso a história tenha negado a ele esse título de primeiro, né?!

 

Como já disse, além do CDi, também foram lançados o FM Towns Marty e o Amiga CD 32, ambos utilizando também essa mesma potência. Porém nenhum deles produziu impacto suficiente na indústria a ponto de chamar real atenção à nova tecnologia. Eis que em outubro de 1993 chega ao mercado o 3DO!! Console multimídia de 32bit que utilizava mídia em CD e prometia ser um centro de entretenimento completo para agradar a toda a família. Sentiu um “dejavú”? É uma história bem parecida com a contada pela Philips quando do lançamento do CD-i.

 

]A ideia da 3DO Company, fundada pelo americano TripHawkins, famoso por ser fundador da ElectronicArts, uma das maiores softhouses ocidentais da história, era criar um novo tipo de hardware, que seria licenciado para que outras empresas o fabricassem, semelhante com o que acontecia com a tecnologia dos videocassetes, que foi criada pela JVC e esta fazia concessões (mediante pagamento de valores, claro) para que outras empresas produzissem os aparelhos. Portanto a 3DO Company não produzia hardware. Mas a empresa lucrava com a venda de cada aparelho 3DO. Um tempo depois do lançamento, a empresa implementou uma porcentagem a ser paga pelas softhouses sobre cada jogo vendido.

 

Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada originalmente no site Campo Grande News.

Galeria de fotos

Parceiros