Arcade
Deathsmiles
Jogo de tiro 2D (shmup horizontal), desenvolvido pela Cave e publicado pela AMI. Além do Arcade, o game também foi lançado para Xbox 360, dispositivos móveis e PC, bem como nas coletâneas Cave Shooting Collection (Xbox 360), Cave Shooting Collection Kan (Xbox 360) e Deathsmiles I & II (PlayStation 4 / Switch / Xbox One).
No Arcade, além desta versão regular, o jogo também foi lançado em versão Mega Black Label, limitada a 200 unidades, que trazia Sakura como personagem jogável, além de uma nova fase (Crystal Shrine) e a adição do nível de dificuldade 999.
Análise - Por Ricardo Syozi
Um bom jogo de navinha (ou shmup, dependendo de sua preferência) tem elementos variados, mas todos com competência. Jogabilidade simples que exige reflexos e estratégias, estilo artístico diferenciado, desafio na medida certa, fases que se destacam, chefes memoráveis e uma trilha sonora empolgante. Nem todos os games alcançam um alto nível em todos esses requisitos, mas Deathsmiles o faz com facilidade.
O primeiro jogo dessa curta franquia desenvolvida pela excelente Cave foi lançado em outubro de 2007 para arcades e Xbox 360. Curiosamente, antes dele, nenhum outro título da empresa havia sido lançado para consoles nos Estados Unidos e Europa.
Trazendo uma jogabilidade com visão lateral, a primeira empreitada da série conta a história de cinco garotinhas que estão presas em um mundo fantástico cheio de criaturas assustadoras. Sua missão é a de derrotar as forças do mal para impedir que o inferno invade por completo o local, tudo isso enquanto tenta retornar para o seu mundo de origem.
Falando no gameplay, eu preciso destacar que Deathsmiles permite que o jogador atire tanto para a esquerda quanto para a direita. É claro que há inimigos surgindo de ambos os lados, algo que faz com que o jogador precise aprender cada fase muito bem.
O visual mescla arte gótica, Halloween e lolitas (ai ai, Japão). Mesmo assim, tudo se encaixa perfeitamente, dando a sensação de um universo imersivo. Junte isso a uma trilha sonora cheia de guitarras e uma curva de aprendizado bacaninha para você ter um shmup bastante completo.
Por último, os chefes são formidáveis. Todos exigem bastante das heroínas, mas não são injustos ou impossíveis. O design de cada boss é sensacional, sempre surpreendendo o jogador cada vez que aparecem.
O primeiro Deathsmiles é um jogão, sem dúvida.
- Ano lançamento:2007
- Fabricante: Cave, AMI
- Franquias: Deathsmiles
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: 2D, Shmup / Shoot'em Up, Shmup / Shoot'em Up horizontal, Tiro / Shooter
- Regiões de Lançamento:
- Tags: Lançado somente no Japão
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Japão | 19 / 10 / 2007 |