Arcade
R-Type II
Jogo de tiro 2D (shmup horizontal), desenvolvido e publicado pela Irem. Além do Arcade, o game também foi lançado para Game Boy, Ouya, Super Nintendo, dispositivos móveis e nos microcomputadores Amiga e Atari ST, bem como nas coletâneas R-Type Dimensions (PlayStation 3 / PlayStation 4 / Switch / Xbox 360 / PC), R-Types (PlayStation / PlayStation 3 / PSP) e R-Type DX (Game Boy Color).
A sequência do jogo de enorme sucesso R-Type, o Império Bydo mais uma vez surge com a intenção de destruir toda a humanidade neste shooter´n up scrolling.
O sistema de armas inovadoras do jogo original o "Beam Weapon" e "Force Pod” fazem um retorno mais que bem-vindo e permanecem inalterados nesse jogo apenas com algumas inovações.
O mais complicado do jogo continua sendo sua jogabilidade que impõe um ritmo alucinante e que o jogador saiba que arma estar usando no momento adequado para vencer os desafios. Esse jogo chega a ser mais desafiador que seu antecessor, com inimigos mais resistentes e design dos níveis bem mais traiçoeiros.
R-Type II apresenta três novos tipos de armas:
* Green - Lasers teleguiados que podem se dobrar em 45°. * Grey - Shotgun Laser - Dispara grandes conchas que viajam a uma curta distância antes de explodir com força letal. * Scatter Bomb - Bombas são disparadas para o solo e quando estas explodem, a explosão se dispersa para frente ao longo do solo. Esta é uma arma de apoio que pode ser equipado, em vez de mísseis.
Além das novas armas, R-Type II recebeu um upgrade em seu “Super Tiro”. Tal como no primeiro jogo, segurando o botão de tiro faz com que o medidor de energia se preencha, soltando o botão, em seguida, desencadeia um tiro poderoso de plasma. Para esse jogo, no entanto, se continuar a segurar o botão por mais tempo isso faz com que o indicador aumente mais uma barra. Este indicador pisca em azul e vermelho e quando liberar o botão de tiro um tiro de plasma que se espalha na tela causando muito mais danos que o tiro de plasma simples.
CURIOSIDADES
R-Type II foi lançado em Dezembro de 1989.
Um dos primeiros títulos de SNES, a Irem portou R-Type II ao sistema antecipadamente para a Nintendo, deixando de usar o numeral e adicionando o apelido de "Super", como era o estilo na época. Não podemos considera-lo um porte direto mas sim uma "versão remixada". Há sete níveis no total, dos quais três são novos, dos quais quatro são de R-Type II. Há novos chefes para cada uma dessas etapas, embora não bom o bastante para competir com a qualidade da versão original de arcade. Várias outras mudanças foram feitas nos estágios, bem como - o nível caverna (segunda fase na versão arcade, terceira fase aqui) é completamente sem água, por exemplo, mas tem diferentes inimigos e um novo chefão.
A qualidade da música é melhor, aproveitando o chip de som do SNES, embora muitas das originais tenham mudado completamente. Há o slowndown que existe em quase todos os jogos do gênero no SNES, e a introdução foi alterada para algo menos agradável. E nada disso teria importância, exceto para o maior defeito dessa versão, que foi a retirada dos pontos de verificação (checkpoint) nos estágios. Todos eles sem exceção foram retirados, seja no chefão ou na metade da tela, quando você morre você volta para o inicio da fase tornando ele ainda mais difícil que o original sem necessidade.
Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).
- Ano lançamento:1989
- Fabricante: Capcom, Irem
- Franquias: R-Type
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: 2D, Shmup / Shoot'em Up horizontal
- Formatos: Placa
- Regiões de Lançamento:
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Estados Unidos | Dezembro / 1989 | Inglês | ||
Europa | ||||
Japão | Dezembro / 1989 |