Arcade
Rastan
Jogo de ação 2D em plataforma, desenvolvido e publicado pela Taito. Além do Arcade, o game também foi lançado para Game Gear, Master System e nos microcomputadores Amstrad CPC, Commodore 64, MSX, PC e ZX Spectrum, bem como nas coletâneas Taito Legends (PlayStation 2 / Xbox / PC), Taito Legends Power-Up (PSP) e Taito Memories Joukan (PlayStation 2), além de estar na memória do mini-console Taito Egret II Mini. Uma versão do game seria lançada para o console Taito WoW-WoW, porém ambos foram cancelados.
Um jogo de plataforma hack´n slash da Taito em que um único jogador guia um herói bárbaro através de um mundo de fantasia, lutando contra criaturas mitológicas incluindo orcs, esqueletos guerreiros e hidras de várias cabeças.
Armas mais poderosas podem ser apanhadas, bem como itens de bônus que podem aumentar a vida do herói e dar maior proteção contra os ataques. Os jogadores devem ter cuidado pois alguns itens são amaldiçoados e terão um efeito negativo sobre o desempenho do herói. Com continues ilimitados esse acaba não sendo tão difícil, mais é um verdadeiro caça níquel.
CURIOSIDADES
- Rastan foi lançado em março de 1987, no Japão. Era conhecido fora do Japão como "Rastan Saga". - Rastan foi inspirado nos romances de por Robert E Howard e você também o conhece pelo filme de grande sucesso, “Conan o Barbáro”. - No fundo da primeira fase, pode ser visto gigantescas estátuas de pedra que se assemelham e muito com as estátuas do filme “O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel”. E só depois de anos foi possível se ter uma noção disso com o lançamento do filme. - O personagem principal, Rastan, aparece como um personagem selecionável, ''Miracle'' Rastan no jogo "Champion Wrestler” de 1989, também criado pela Taito. - O jogo contém vários itens de bônus que não são normalmente derrubados pelos inimigos vencidos. A armadura dourada, um pergaminho de papel marrom e um pergaminho de papel amarelo. - O jogo contém um modo de teste, ativado pelo valor de dois bytes para o final das roms de código. Invencibilidade pode ser selecionada, fazendo com que "NO- HIT" passe a ser exibido na parte inferior da tela do título. O nível de dificuldade da partida também pode ser modificado. - O jogo proíbe as iniciais "SEX" na tabela de pontuação. Se você tentar, eles se mudaram para “AHA”.
Dicas e Truques
* Se você morrer na etapa final, o jogo termina e você não pode continuar. Isso significa que todo o nível final deve ser concluído em um crédito único. A fim de fazer isso, mesmo que remotamente possível, você deve deliberadamente morrer no final da quinta etapa, enquanto luta contra o chefe (um dragão de várias cabeças). Você deve então usar outro crédito para continuar e derrotar o dragão com sua primeira vida (com o mínimo de dano possível). Se você não conseguir vencê-lo com a primeira vida e pouco dano, perca as vidas restantes e comece com um novo crédito. Sempre vá atrás de armas especiais, armaduras e itens que favoreçam sua batalha contra o quinto chefe.
O mortal (Saltar e depois colocar para baixo com o ataque) duplica os danos causados nos inimigos. E lembre-se que segurando para cima antes do salto vai aumentar a altura do mesmo.
A versão americana tem algumas diferenças em relação à versão original em japonês: - O jogo é mais difícil em alguns pontos. Se você perder tempo demais sem avançar na fase, 8 morcegos irão atacá-lo ( em vez de 2, na versão original). - Também na versão original japonesa, quando o jogador completar o jogo uma vez, a tela de vitória tem um texto pertencente ao enredo. Nas versões americanas, há uma tela de vitória genérica com texto mais ou menos assim: “Você é um guerreiro valente por ter vencido a batalha”.
Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).
- Outros Nomes:Rastan Saga
- Ano lançamento:1987
- Fabricante: Taito Corporation
- Franquias: Rastan
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: 2D, Ação, Plataforma
- Formatos: Placa
- Regiões de Lançamento:
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Estados Unidos | 1987 | |||
Japão | Março / 1987 |