Arcade
Strider
Jogo de ação 2D em plataforma desenvolvido e publicado pela Capcom. Além do Arcade, o game também foi lançado para Master System, Mega Drive, NES, PlayStation, Switch, Turbografx-CD, Wii e nos microcomputadores Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, PC, X68000 e ZX Spectrum, bem como nas coletâneas Capcom Classics Collection Remixed (PSP), Capcom Classics Collection Volume 2 (PlayStation 2 / Xbox), Strider 2 (PlayStation / PlayStation 3 / PSP / PS Vita), Capcom Classics Mini Mix (Game Boy Advance), Capcom Arcade Stadium (PlayStation 4 / PlayStation 5 / Switch / Xbox One / Xbox Series X|S / PC), Power Crash (PC), Capcom Collection (Amiga), Chevaliers (Amiga), Gold Fever Pack (Amiga), Platinum (Amiga / Amstrad CPC / Atari ST / Commodore 64), além de estar na memória dos consoles Arcade1Up - Capcom Legacy Edition, Arcade1Up - Final Fight, Arcade1Up - Street Fighter Head 2 Head Arcade Table, Capcom Home Arcade, Legends Flashback, Legends Flashback, SEGA Genesis Mini, Super Pocket Capcom Edition, Evercade EXP White Edition, Evercade Alpha Mega Man Bartop Arcade e Evercade EXP Black Limited Edition. Uma versão do jogo seria lançada para Supergrafx, porém foi cancelada. O jogo ainda ganhou um reboot para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC.
Strider Hiryu é um jogo de plataforma com scrolling beat-em-up multi-direcional no qual o jogador assume o controle de "Strider Hiryu”, um guerreiro de estilo ninja que deve derrotar um ser lendário conhecido como "Grandmaster Meio”. Situado em um futuro distópico no ano de 2048, Meio vem observando a Terra de sua própria galáxia e criou uma estação espacial (conhecido como “The Third Moon”) entre a Terra e sua lua, a fim de se pronunciar para a raça humana.
Armado com uma espada curva conhecida como "Falchion”, Strider deve viajar o mundo para encontrar e destruir seus inimigos. Numerosos power-ups podem ser obtidas a partir de caixas de itens metálicos transportados por certos inimigos. Estes incluem uma extensão de alcance para sua espada que dura cem golpes, dois tipos de kit de saúde (representados pelo kanji usado para escrever o nome de Hiryu), uma extensão de saúde max, uma vida extra e um power-up que não só torna Hiryu invulnerável ao ataque, mas também aumenta suas próprias habilidades de ataque via sombras de si mesmo que duram 30 segundos.
Hiryu também pode convocar companheiros robóticos conhecidos coletivamente como "options" que ajudam a combater os inimigos. Estas são compostas por até dois droids cogumelos, um tigre dente de sabre e um falcão. Estes são referidos como opções A, B e C, respectivamente.
Strider Hiryu é altamente ágil e tem a capacidade de se agarrar a paredes e tetos, usando um gancho metálico; um conceito que definiu o jogo além de outros jogos de plataforma e permitiu um nível de design altamente criativo.
O jogo consiste em cinco etapas: * Kazakh Soviet Sot Republic (chamado de "St. Petersburgh" no jogo de árcade para uma possível sequência) * Siberian Wilderness * Aerial Battleship Ballog * Amazonian Jungle * The Third Moon.
Cada fase é dividida num certo número de seções menores, com cada seção impondo o seu próprio limite de tempo. Strider inicialmente tem um indicador de saúde de três pontos (que pode ser aumentado para cinco pontos, com os kits de saúde) e perderá uma vida quando o medidor de saúde for totalmente esgotado. Vidas também são perdidas por cair em um poço sem fundo ou na sua falta para completar uma seção dentro do limite de tempo.
CURIOSIDADES
- Strider foi originalmente lançado em março de 1989 no Japão. Era conhecido lá como o terceiro jogo feito para este sistema CPS-1. Ele é conhecido no Japão como "Strider Hiryu". - O título deste jogo traduz do japonês como "Flying Dragon Strider”. - Strider se tornou um dos primeiros sucessos da Capcom antes de "Street Fighter II - The World Warrior", reverenciado por sua jogabilidade inovadora e clipes de voz em vários idiomas durante as cut-scenes. - Hiryu não têm suas origens nos Arcades, mas sim nas páginas preto e branco de uma antologia de mangá. O mangá Strider Hiryu original foi serializado entre maio e outubro 1988 mensalmente distruído pela Comp Comics que foi ilustrada por Tatsumi Wada (um apelido para o criador de Strider, Moto Kikaku ou talvez o contrário). A Capcom foi fortemente envolvida na produção do mangá, que levou à criação do jogo mais tarde. O mangá conta a história do ex-Strider, Hiryu, que se aposentou depois de matar sua irmã mais velha, Mariya, que enlouqueceu por algumas razões misteriosas. Alguns anos depois do incidente, Hiryuu é forçado a sair da aposentadoria pelo diretor do grupo Strider Matic, quando ele diz a notícia da captura de Kain por forças inimigas. O jogo de arcade Strider Hiryu foi lançado logo após o mangá terminar, embora o jogo não tenha nada a ver com o enredo do mangá.
- Como Strider foi feito antes da queda do comunismo, pode-se tomar isso como um jogo da era guerra fria. A trama principal da história gira em torno do fato de que a guerra nuclear havia estourado e uma arma secreta russa será usada, mas as únicas pessoas que são capazes de pará-los são “Earth´s Final Guardians", os STRIDER´s. Hiryu é o mais novo dos Strider´s. - Strider Hiryu foi ressuscitado em 1998 como um personagem em "Marvel vs. Capcom - Clash of Super Heroes". - Uma das três meninas no final do nível 2 aparece como um personagem STRIKER (Ton-Pooh) em "Marvel vs. Capcom - Clash of Super Heroes".
Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).
- Outros Nomes:Strider Hiryu
- Ano lançamento:1989
- Fabricante: Capcom
- Franquias: Strider
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: 2D, Ação, Plataforma
- Formatos: Placa
- Regiões de Lançamento:
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Estados Unidos | 1989 | |||
Japão | Março / 1989 |