Aladdin Deck Enhancer (acessório)
Acessório lançado de forma não oficial para o NES / Nintendinho. Segundo seus desenvolvedores - Codemasters, o Aladdin era uma alternativa para baratear o preço dos cartuchos de NES, pois dentro dele, já vinham 3 dos quatro principais componentes de um cartucho do console:
- Chip para destravamento da autenticação eletrônica do NES;
- Chip de memória, com 8 Kb de RAM;
- Chip gráfico.
Dessa forma, apenas o chip contendo a ROM do jogo precisaria ser fabricada. A empresa então fabricava e vendia pequenos cartuchos que continham apenas a ROM do jogo para ser encaixado no Aladdin, que por sua vez era encaixado no slot de cartuchos do NES.
O maior problema enfrentado pelo aparelho foi a sua chegada tardia ao mercado, pois em 1992, o NES já não reinava soberano, pois Mega Drive e Super Nintendo já estavam no mercado. Isso fez com que o interesse pelo Aladdin fosse bem menor do que o esperado por seus desenvolvedores, o que ocasinou poucas vendas e consequentemente, pouco interesse das softhouses em criar jogos pra ele.
Com o insucesso, apenas 7 cartuchos foram lançados para o Aladdin, cujos prejuízos acabaram levando à falência da Camerica, empresa que produzia o Deck Enhancer, em abril de 1993, poucos meses após o lançamento. Não há número estimado de vendas do acessório.
- Ano Lançamento: 1992
- Data / Regiões de Lançamento:
- 01/11/1992 - Estados Unidos
- Fabricante: Camerica