Atari 7800
Console da terceira geração dos videogames o Atari 7800 foi mais uma tentativa da Atari de retomar a liderança do mercado, espaço esse perdido desde seu Atari 2600. Foi então que em 1984 ela anunciou o Atari 7800, que ficaria marcado como o primeiro console retrocompatível da história, pois ele rodava os games do Atari 2600 normalmente, sem a necessidade de nenhum adaptador (naquela época era comum a compatibilidade de consoles diferentes através de adaptadores, até mesmo de videogames de marcas diferentes).
Apesar de ser anunciado em 1984 e lançado de forma discreta (lançamento teste) nesse mesmo ano, a Atari passava por um período de transição, pois a companhia acabara de ser vendida para a empresa dos irmãos Tramiel, família que ganhou fama por ser a antiga dona da Commodore. Isso fez com que a empresa pausasse o lançamento do 7800, vindo a relançá-lo apenas em 1986. Nesse ano, o Nintendinho já arrebentava no mercado norte-americano e japonês, e para conseguir causar algum impacto seria necessário um console de qualidade indiscutível. Não era o caso do 7800.
Os gráficos eram bem inferiores aos do NES. O som era idêntico ao do Atari 2600, ação necessária para que o console fosse retro compatível. Porém, o som do 2600 já estava totalmente ultrapassado, tornando decepcionante ver (ouvir) um novo console com aquela qualidade de som. Soma-se a isso a falta de “moral” que a Atari tinha no mercado (foi uma das maiores responsáveis pela crise que o setor de games viveu) bem como a falta de suporte de softhouses como Konami e Capcom, fizeram com que o Atari 7800 fosse descontinuado em 1992, com aproximadamente 3.5 milhões de consoles vendidos.
- Ano Lançamento: 1986
- Data / Regiões de Lançamento:
- Europa
- 01/05/1986 - Estados Unidos
- Fabricante: Atari