Bally Astrocade
Console da segunda geração dos videogames, desenvolvido pela Midway, que na época era a divisão de videogames da Bally. Foi lançado em dezembro de 1977, com o nome de Bally Home Library Computer, exclusivamente via pedido postal. Em decorrência de problemas na produção, foi chegar às lojas somente em abril de 1978, já com o novo nome: Bally Professional Arcade.
Foi divulgado pela Bally por um curto período, até que a empresa desistisse do projeto e vendesse os direitos de produção para a Astrovision, que o rebatizou inicialmente como Bally Computer System, vendendo o console em conjunto com um cartucho de programação em basic, com a ideia de um microomputador.
Posteriormente a empresa realizou nova renomeação do aparelho, agora mais pensado como um console: o Astrocade. Foi vendido aproximadamente até 1984. O console possuia hardware poderoso para sua época, porém conhecido pela dificuldade de programação e consequente demonstração desse poder.
Ficha Técnica:
- CPU: Zilog Z80, 1.789 MHz
- RAM: 4 kB (podendo subir até 64 kB com módulos externos ligados à entrada de expansão)
- ROM: 8 kB
- Memória dos cartuchos - ROM: 8 kB;
- Entradas: 4 controles, 1 expansão e 1 light pen
- Chip de som modelo: 0066-117XX, com 3 canais de som + um gerador de barulho.
- Resolution de vídeo: True 160x102 / Basic 160x88 / Com RAM expandida 320x204
- Cores: True 8 / Basic 2
- Tipo de gráfico: Bitmap, 2 bit por pixel bit map.
- Outros Nomes: Bally Arcade, Bally ABA-1000, Bally Home Library Computer, Bally Professional Arcade, Bally Computer System
- Ano Lançamento: 1978
- Data / Regiões de Lançamento:
- Estados Unidos
- Fabricante: Bally