Blaze Evercade
Console portátil da oitava geração dos videogames, desenvolvido pela Blaze Entertainment. Apesar de ser um console moderno, ele é totalmente voltado para os retrogames, com seus jogos comercializados em cartuchos contendo, em sua grande maioria, coletâneas de jogos, todos licenciados pelas empresas detentoras.
Com desenvolvimento iniciado no início de 2018, o console foi anunciado pela sua fabricante, a empresa britânica Blaze Entertainment, em abril de 2019. Chegou ao mercado em 22 de Maio de 2020, com uma linha inicial de lançamento com 10 cartuchos, totalizando 122 jogos de consoles diversos. Empresas como Arc System Works, Atari, G-Mode, Interplay Entertainment, Bandai Namco Entertainment e Piko Interactive estavam entre as licenciadoras de jogos da leva inicial.
O console era vendido em dois pacotes: o regular ao custo de 80 dólares contendo um cartucho, e o Premium, ao custo de 100 dólares e com três cartuchos. Além de clássicos, o Evercade também possui grande ênfase em jogos indies com pegada retrô. Na primeira leva de jogos, a desenvolvedora Mega Cat Studios estava presente. Até o momento, o Evercade possui jogos de lançados de Atari 2600, Atari 7800, Atari Lynx, Intellivision, NES, SNES, Mega Drive e PlayStation, além de jogos de Arcade e dos microcomputadores Comoodore 64 e Amiga.
Em 31 de maio de 2022, a Blaze Entertainment anunciou que o Evercade original seria descontinuado para o lançamento de uma versão aprimorada, denominada Evercade EXP, lançado no final de 2022, que trazia 18 jogos da Capcom na memória, além de diversas novidades, como a possibilidade de utilizar o console em Tate mode - com a tela na vertical.
O console foi anunciado em abril de 2019 como um console portátil foco em retrogame que poderia ser ligado à TV, feito para rodar jogos emulados com foco nos jogos de 8 a 16 bit. Com lançamento planejado para o final de 2019, o console foi lançado somente em 22 de maio de 2020 (com mais um adiamento anterior). Os adiamentos eram até esperados, diante de todos os problemas que o mundo enfrentava diante da epidemia de Covid-19. O preço do console em sua versão normal era de 60 libras / 80 dólares, contendo um cartucho, e a versão premium era de 80 libras / 100 dólares, incluindo três cartuchos. Os cartuchos são vendidos por 20 dólares cada.
O console tinha coloração branca e vermelha. Uma versão limitada de cor roxa chamada Purple Edition limitada a mil unidades foi vendida no site Funstock, varejista diretamente ligada à Blaze.
Ficha técnica:
- CPU: processador 1.2 GHz Cortex-A7 processor;
- Sistema operacional: Linux;
- Memória RAM: 256 megabytes;
- Tela: 4.3 polegadas LCD, com resolução de 480x272 pixels. Formato de tela de 16:9 e 4:3 aspect ratio.
- Conexão com TV por cabo mini-HDMI com resolução de 720p, com upscaling;
- Energia: bateria recarregável de 2,000-mAh com duração estimada entre 4-5 horas.;
- Entrada para fone de ouvido P2;
- Não possui tela sensível ao toque e Wi-Fi. Para realizar atualização de firmware, é necessário conectar o console a um PC, através da saída USB.
- No console original não era possível jogar com mais de um jogador, já que não foi lançada função para interligar consoles e muito menos conexão online. Porém, ainda no período de desenvolvimento do console, a empresa já trabalhava em uma versão de mesa, que seria totalmente compatível com a jogabilidade multiplayer, o famoso "couch co-op", ou multiplayer de sofá - trata-se do Evercade Vs, assunto para daqui a pouco.
Os cartuchos são quase sempre vendidos em coletâneas, que variam de 1 a 20 jogos. Os jogos possuem capacidade de save. Além disso eles podem ser atualizados, tanto via Wi-Fi das versões mais modernas do console, como também através das atualizações de firmware. Tanto as ROMs dos jogos quanto os próprios emuladores ficam armazenados dentro do cartucho e tudo é otimizado ao máximo para que a perfomance deles funcione da melhor maneira possível, inclusive com a ajuda dos próprios desenvolvedores originais. Tudo licenciado, tanto na parte de emulação quando dos jogos. Os cartuchos são vendidos em caixas de plástico com encarte e manuais coloridos, tudo pensado para atrair os apaixonados por mídia física e colecionadores de plantão.
Versões:
- Evercade original - o console portátil original, que deu início à família evercade. Disponível em versão tradicional (em duas versões: Evercade Handheld Standard Edition / Starter Pack e Evercade Handheld Premium Edition), versão Black (chamada de edição de fundador, limitada a 3 mil unidades) e a Purple limitada a mil unidades;
- Evercade Vs. - o console de mesa da linha. Disponível em versão tradicional (Starter e Premium) e nas versões Founder Edition (na cor preta) e a Atomic Edition (a ser lançada - baseada no lançamento de jogos da franquia Duke Nukem). Anunciado em abril de 2021, o Evercade VS. foi lançado em dezembro do mesmo ano, trazendo compatibilidade quase total com os jogos do Evercade portátil (apenas os cartuchos da Namco não eram compatíveis, por questões de licenciamento). Possui saída para a TV com resolução de 1080p e multiplayer para até quatro jogadores. Além dos consoles do console, o próprio Evercade portátil pode ser ligado a ele e utilizado como um controle. Foi a primeira versão do Evercade a trazer conexão com a internet via Wi-Fi;
- Evercade EXP - a segunda versão do portátil. Disponível na versão tradicional e a Limited Edition (cor preta, limitada a 5 mil unidades). Anunciado em maio de 2022, o Evercade EXP foi lançado no final do mesmo ano. O console traz como uma das principais atrações a possibilidade de ser utilizado na vertical - Tate mode. É compatível com todos os cartuchos lançados anteriormente (inclusive os da Namco). É vendido a por 130 libras / 150 dólares. Traz também como melhorias botões adicionais, tela de melhor qualidade, com resolução de 800x480, saída mini-HDMI com resolução de 720p. Utiliza um processador de 1.5 GHz, com 4GB de memória RAM. Tem compatibilidade Wi-Fi para ligação com a internet, bateria com 3,000 mAh e tempo estimado de duração de 5 horas, e entrada USB-C para carregamento.
Hypermegatech
Em julho de 2023, a Blaze anunciava a criação de uma subsidiária chamada Hypermegatech, voltada para lançar uma nova linha de consoles, que apesar de possuírem total compatibilidade com os cartuchos do Evercade, não levariam o nome do seu irmão mais velho. A nova linha de consoles portáteis chama-se Super Pocket e busca aquele público casual, de compras por impulso e produtos de baixo custo. Os Super Pockets custam 59 dólares e além da mencionada compatibilidade com o Evercade, possuem também jogos na memória, atrelados à companhia que dá nome ao console. Inicialmente dois modelos foram lançados, o Super Pocket da Capcom, com 12 jogos da empresa na memória, e o Super Pocket da Taito, com 18 jogos da companhia na memória do pequeno console. O tamanho aliás é outra premissa básica do Super Pocket. Ele é literalmente um console de bolso, o que o distancia mais da linha Evercade, onde os portáteis, apesar de pequenos, possuem tamanho mais tradicional.
Não foram divulgados números de vendas de consoles, mas diante do constante crescimento tanto da marca Evercade quanto da linha de produtos, acredita-se que esteja conseguindo relativo sucesso, com fãs cativos ao redor do mundo. O console não chegou ainda ao Brasil, então apenas é possível adquirir um via importação.
Modelos:
Evercade Portátil / original / OG:
- Evercade Handheld Standard Edition / Starter Pack;
- Evercade Handheld Premium Edition)
- Evercade - Premium Exclusive Black Collector's Limited Edition;
- Evercade Handheld Purple Edition.
Evercade VS:
- Evercade VS Founder Edition;
Evercade EXP:
- Evercade EXP Black Limited Edition.
HyperMegaTech Super Pocket:
- Super Pocket Atari Special Edition;
- Super Pocket Capcom Edition;
- Super Pocket Limited Edition Bundle.
- Ano Lançamento: 2020
- Data / Regiões de Lançamento:
- 22/05/2020 - Europa
- 22/05/2020 - Estados Unidos
- Fabricante: Blaze