Epoch Cassette Vision

Console da segunda geração dos videogames, desenvolvido e lançado pela Epoch no Japão. Com um hardware equivalente em poder ao Atari 2600, o console foi o mais vendido do país do sol nascente, até a chegada do Famicom em 1983, vendendo perto de 400 mil unidades, chegando a 70% do mercado japonês em 1982. O console era vendido ao preço de 13,500 ienes e seus jogos a 4,000 ienes cada.

 

Após dominar o mercado japonês nos anos 70, a Epoch vinha perdendo espaço para concorrencia como a Nintendo e Bandai. Em 1981 a Epoch lança seu primeiro sistema com cartuchos levando a empresa para segunda geração dos consoles com o Epoch Cassette Vision. O nome Cassette até hoje no Japão é sinônimo de cartucho, seja de fitas magnéticas ou chip Rom como os usados em computadores e consoles.

Baseado nos consoles TV Baseball e TV Vader, o chip da parceria com a NEC foi dessa vez implantado diretamente no cartucho enquanto no console tinha apenas a saída de vídeo, o chip para os controles e a fonte de alimentação. Portanto era no cartucho onde estava a CPU, a memória RAM e a ROM do jogo. Apesar desse sistema baratear o console e cada jogo ter um hardware dedicado, ainda era uma tecnologia datada de 1978 e com diversas limitações. Mas graças ao sistema de distribuição bem sólido da empresa e falta de concorrência, o Cassette Vision teve boas vendas assim que saiu. Devemos lembrar que nessa época, alcançar 100 ou 200 mil aparelhos vendidos no ano de lançamento era considerado um enorme sucesso. Muitas fontes apontam as vendas totais passaram de 3 milhões mas não dá para ter certeza.

 

O jogo mais vendido foi "Kikori No Yosaku", que você controla um lenhador que luta contra aves, cobras e javalis enquanto corta suas arvores. Dois jogos vieram diretamente dos consoles TV Baseball e TV Vader que são respectivamente Baseball e Battle Vader. Outros sucessos eram Grand Champion, Galaxian, Astro Command, Elevator Panic, Monster Mansion e Monster Block. Os controles como em todos os antecessores eram diretamente no aparelho, com quatro controles paddle e quatro botões para movimentar para direta, esquerda, cima, baixo ou tiro dependendo do jogo. Possui entrada para uma pistola mas o único jogo compatível foi Big Sports 12, um compilado de pongs da empresa incluindo o jogo de tiro do TV Game System 10. Apesar de inferior em comparação com o Atari 2600 ou o Odyssey², o Cassette Vision não possuia concorrente a altura até a chegada do Nintendo Famicom em 1983, ano que a Atari tentou novamente sem sucesso emplacar seu VCS com o nome Atari 2800.

 

Diante da dificuldade da empresa em suprir a demanda de aparelhos, em razão do alto custo de produção do Cassette Vision, em 19 de julho de 1983, ela lançava o Cassette Vision Jr., uma versão slim do console, ao módico preço de 5,000 ienes. O objetivo era ser um aparelho barato e que pudesse atingir uma audiência ainda maior. O Cassette Vision Jr. mantém praticamente todas as características do console original, com exceção do controle de volume e um teclado redesenhado, que tornava a jogatina mais intuitiva em vários jogos, porém eliminando o segundo controle, sendo um console para ser jogado apenas por um jogador. Lançaram também uma versão do Baseball para um jogador chamada New Baseball, diminuindo o impacto da retirada do segundo jogador. Outra perda foi a retirada da entrada da pistola do jogo Big Sports 12, porque os jogos estilo pong não faziam mais sucesso na época. O Cassette Vision Jr. também foi um grande sucesso comercial.

 

Em 1984 a Epoch lançaria o sucessor do console: o Super Cassette Vision, console que levava a empresa para a terceira geração. Com o novo lançamento, o Cassette Vision acabou descontinuado em agosto de 1984.

  • Ano Lançamento: 1981
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • 30/07/1981 - Japão
  • Fabricante: Epoch

Jogos (6)

Vídeos

Parceiros