Colecovision
Console da segunda geração dos videogames, o Colecovision foi o primeiro console a oferecer gráficos com padrão muito próximo ao dos arcades. O Coleco utilizava um processador de 8-bit e vinha acompanhado de uma ótima versão do game Donkey Kong.
Já no ano seguinte, 1983, o Colecovision fazia um retumbante sucesso nos Estados Unidos, praticamente destronando o Atari 2600. Porém, a empresa decidiu dividir esforços e investiu na produção de um microcomputador, chamado de ADAM, que não deu certo e fez com que a Coleco, empresa fabricante dos hardwares, perdesse milhões de dólares. Somando a isso a crise que o setor de videogames enfrentou em 1983, a empresa não suportou e acabou sendo vendida, com o consequente descontinuamento do console.
O console vendeu aproximadamente dois milhões de unidades e foi descontinuado em 1985. Em uma das fotos mostradas ao lado, está o Telegames Personal Arcade / Dina 2 in One, um console que rodava games de Colecovision e do SEGA SG-1000.
No Brasil, o console jamais foi lançado oficialmente, chegando por aqui através de um console clone: o Splicevision, que também acabou sendo descontinado em 1985, sendo um fracasso comercial.
Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit.
- Ano Lançamento: 1982
- Data / Regiões de Lançamento:
- Europa
- 01/08/1982 - Estados Unidos
- Fabricante: Coleco