Nintendo Game Boy Advance SP

Console portátil da sexta geração de videogames, o Game Boy Advance SP foi a atualização da linha Game Boy Advance lançado pela Nintendo. A sigla "SP" se refere a "Special" (Especial). Foi o penúltimo console da linha GBA, sendo sucedido pelao Game Boy Micro.

 

De cara, a principal mudança é o formato, passando a ser um console no formato flip - possui duas estruturas, interligadas por dobradiças. A vantagem é que isso permite uma grande economia de espaço quando o console está em modo fechado, o tornando ainda melhor na questão da portabilidade. O formato fez tanto sucesso que acabou sendo padrão da Nintendo para as duas gerações seguintes de portáteis da empresa: Nintendo DS, Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS.

 

Importante também foi a manutenção da retrocompatibilidade com os jogos de Game Boy e Game Boy Color. Uma mudança ruim foi a substituição da entrada para fones de ouvido no padrão P2 (padrão da indústria) para uma entrada proprietária, que possibilitou à Nintendo vender fones próprios para o console. A Nintendo utilizou a mesma estratégia no Nintendo DS. A entrada de fone de ouvido é a mesma utilizada para carregar o console ou ligá-lo na tomada, sendo possível utilizar o fone de ouvido junto com a energia apenas com a utilização de um adaptador do tipo splitter, vendido por empresas "third-parties".

 

Especificações:

 

 

CPU GBA: 32-bit ARM7TDMI com memória integrada;

 

CPU GB e GBC: 8-bit Sharp LR35902 (derivada 8080);

 

Memory: 32 kilobyte+96 kilobyte VRAM (CPU), 256 kilobyte DRAM (externa à CPU);

 

Resolução: 240 × 160 pixels;

 

Cores: 15-bit RGB (com até 32768 cores simultâneas no modo bitmap e 512 no modo personagem);

 

Tela: 2.9 polegadas TFT LCD colorido;

 

Framerate: 59.737 Hz;

 

Luz da tela: Frontlight LCD (AGS-001 - pode ser desligada) / Backlight LCD (AGS-101 - não pode ser desligada, mas pode mudar a intensidade: mais ou menos brilho);

 

Energia: Bateria recarregável de lithium ion, com vida útil média de 10 horas contínuas de gameplay com a luz própria ligada e até 18 horas com a luz desligada. Tempo de recarga de bateria: mínimo de 3 horas;

 

 

Curiosidade:

A Nintendo planejava fazer a tela do SP em 3D, semelhante ao Nintendo 3DS, mas a baixa resolução da tela fez com que a Nintendo desistisse da empreitada.

 

O GBA SP vendeu cerca de 43 milhões de unidades no mundo e foi descontinuado em 2008.

 

Outros modelos:

 

  Game Boy Advance SP Brighter - Edição Crash: Mind Over Mutant;  
  • Outros Nomes: GBA SP
  • Ano Lançamento: 2003
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • 28/03/2003 - Europa
  • 14/02/2003 - Japão
  • 23/03/2003 - Estados Unidos
  • Fabricante: Nintendo

Parceiros