Mattel Intellivision
Console da segunda geração dos videogames. No final da década de 70 o Atari 2600 dominava o mercado com ampla margem. Vários consoles começaram a surgir, na tentativa de abocanhar uma fatia desse mercado. O segundo console a entrar na briga foi o Mattel Intellivision, lançado nos Estados Unidos em 1979 e aqui no Brasil em dezembro de 1983, pelas mãos da Sharp (através de uma de suas subsidiárias, a Digiplay).
O console foi a porta de entrada da gigante dos brinquedos, Mattel, no mercado de consoles de mesa. Seu desenvolvimento começou em 1977, não por acaso: foi o ano de lançamento do seu principal rival, o Atari 2600. Seu nome, Intellivision, é uma junção de "televisão inteligente" e de início, causou frisson no mercado nacional, em razão de seus gráficos serem claramente superiores a qualquer outro console disponível no mercado brasileiro. Isso se deve principalmente devido ao seu hardware, que tinha uma CPU de 16 bit.
Ele é considerado o primeiro console de 16 bit da história, apesar de que em termos de qualidade gráfica, não se compare aos 16 bit mais famosos, como o Mega Drive e o Super Nintendo, ambos da quarta geração. Isso se deve tanto pela tecnologia disponível na época, bem mais rudimentar que a do final da década de 80, bem como pelo fato de que nenhum jogo lançado para ele chegou a utilizar de fato essa capacidade.
Outra novidade trazida pelo console era seu controle, o primeiro direcional capaz de atingir 16 direções diferentes. Além disso, seu direcional fugia do tradicional "stick" para um pequeno disco que deveria ser pressionado com o dedão (conhecido como "thumb d-pad").
Assim como o Odyssey², o Intellivision recebeu bons jogos, tais como versões dos clássicos Pitfall e River Raid, e também jogos exclusivos como Advanced Dungeons & Dragons, Hover Force e muitos outros. Apesar da mencionada superioridade gráfico, o console não conseguiu atingir o mesmo sucesso no Brasil que o Odyssey² e não foi qualquer ameaça para o reinado do Atari por aqui.
Em 1983 era lançado nos Estados Unidos o Intellivision II, que chegou também no Brasil em 1984.
Ao todo o console teve 118 jogos lançados, além de alguns cartuchos e fitas K-7 para o acessório que o transformava em um computador. Estima-se que foram vendidos cerca de 3.5 milhões de unidades do console, que foi descontinuado em 1990.
Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit.
- Outros Nomes: INTV
- Ano Lançamento: 1979
- Data / Regiões de Lançamento:
- Brasil
- Europa
- Japão
- Estados Unidos
- Fabricante: Mattel