Atari Jaguar CD
O Jaguar CD é um acessório que foi lançado para o Jaguar (console de quinta geração), que possibilitava rodar jogos em mídia de CD no aparelho.
O acessório foi lançado em setembro de 1995, ao preço de 149.99 dólares. Ele era inserido no slot de cartuchos do aparelho, possuindo ele próprio um slot com o mesmo tamanho do original, para que não fosse necessário retirá-lo para jogar games em cartucho, além de permitir o uso do Memory Track, cartucho que funcionava como memory card no Jaguar CD.
O acessório possuía um drive de duas velocidades e tinha embutido em seu sistema a VLM - Virtual Light Machine, criada por Jeff Minter (pai de Tempest 2000), que criava ótimos efeitos quando o aparelho reproduzia cd´s de música. Falando em CD's, seus discos tinham capacidade máxima de 790 MB, mas do que os CD's comuns da época.
O Jaguar CD utilizava fonte própria de energia para funcionar. No pacote, além do acessório e sua fonte, acompanhavam dois jogos (Blue Lighting e Vid Grid), bem como um disco demo (Myst Demo) e um CD com a trilha sonora de Tempest 2000 (ideal para ouvir com a VLM).
Já no mês seguinte ao lançamento do acessório, a Atari reduziria o investimento no Jaguar e poucos meses depois, anunciaria o descontinuamento do console, culminando na fusão da Atari com a empresa fabricante de HD's, JTS em julho de 1996. O Jaguar CD vendeu cerca de 25 mil unidades, segundo informações da própria Atari.
- Ano Lançamento: 1995
- Data / Regiões de Lançamento:
- 21/09/1995 - Estados Unidos
- Fabricante: Atari