Konix Multisystem (cancelado)

Console que seria da quarta geração dos videogames, desenvolvido pela empresa Konix, uma fabricante britânica de acessórios para computadores.

 

O projeto começou em 1988 como um controle multifuncional, que poderia funcionar tanto como um volante, como um manche de avião e um gidão de motocicleta. Esse acessório inclusive chegou a ser lançado pela Leadership no Brasil na segunda metade da década de 90. Porém, a Konix imaginou que a ideia poderia evoluir de um simples acessório para um console. Foi assim que começou o projeto do Konix Multisystem.

 

A Konix então se une à empresa Flare Technology, empresa criada por ex funcionários da Sinclair Research (criadores do ZX Spectrum) e que tinha experiência no ramo, inclusive com um projeto de console em andamento, que era uma evolução de um sistema não lançado pela Sinclair, chamado Loki. Este novo console tinha o nome provisório de Flare One e trazia um processador central 8-bit Z-80 e quatro chips customizados, que davam ao console poder para competir com os micros Amiga e Atari ST. Porém a empresa não conseguiu obter fundos para lançar o seu console. E aí entra a Konix.

 

A ideia da empresa era colocar uma versão melhorada do console da Flare dentro da carcaça do protótipo do controle 3 em 1 da Konix. Então a Flare trocou o processador Z-80 por um 8086 de 16-bit e mudou o seu chipset se 4 chips para um chip maior com os quatro integrados, o que barateava os custos. Ainda na ideia de baratear os custos, a mídia escolhida para os jogos seriam disquetes de 3.5 polegadas.

 

O protótipo do console foi revelado na feira de brinquedos que aconteceu na Earls Court Exhibition Centre em fevereiro de 1989. Era anunciado como um console com tecnologia a frente da concorrência, suporte a som MIDI e a inclusão de periféricos revolucionários, como uma pistola com recuo mecânico e a Power Chair, uma cadeira motorizada que tinha o objetivo de trazer para casa a sensação de incríveis gabinetes de arcade da época para simuladores de avião, moto e corrida. Isso claro, em conjunto com a capacidade inerente ao console de ter volante, manche e guidão de moto no próprio sistema. Além disso, o console poderia ser linkado a outros para possibilitar multiplayer local. A previsão de lançamento era para agosto do mesmo ano.

 

Porém o lançamento nunca aconteceu. A causa mais provável é que a Konix não teve verba suficiente para lançar o produto. Apesar disso diversos kits de desenvolvimento já estavam na mão de softhouses que produziam jogos para o sistema, além de notícias de sistemas totalmente finalizados que eram utilizados para exposições em feiras e testes dos desenvolvedores.

 

Em 1993, a Konix se uniu à TXC, conhecida desenvolvedora asiática de jogos sem licença para NES, anunciando uma nova versão do Konix Multisystem, agora com processador de 32-bit com 30Mhz e jogos em CD. Esse console ao que tudo indica ficou apenas no anúncio, sem notícia de software ou protótipo funcional existente.

 

A Flare Technology, após o fracasso do Konix, começou a trabalhar em outro console: o Flare 2, que foi absorvido e melhorado pela Atari, vindo a se tornar o Atari Jaguar.

 

Aparição em revistas:

- Revista Progames nº 2 - página 07 (fonte: Datassette).

 

 

  • Ano Lançamento: --
  • Fabricante: Konix

Jogos (5)

Parceiros