SNK Neo Geo Advanced Entertainment System
Console da quarta geração dos videogames. Em 1990 o console mais popular ainda era o NES (Nintendinho), de 8 bit. No ano anterior o Mega Drive chegou, com seus imponentes 16 bit e começou a roubar o terreno da Nintendo. Eis que a SNK, empresa que até então era especializada em fazer jogos para fliperama, criou um novo sistema, que apesar de também possuir arquitetura 16 bit, era carregado com muita memória RAM, dentre outras características.
A sacada da SNK foi inicialmente construir um sistema maleável, a ponto da empresa lançar uma máquina de fliperama Neo Geo, denominada MVS – Multi Video System, e também um console Neo Geo, denominado AES – Advanced Entertainment System. Ambos possuíam o mesmo hardware e utilizavam cartuchos, porém sutis diferenças nos aparelhos e nos cartuchos os tornavam incompatíveis entre si (anos depois algumas empresas produziram adaptadores para utilizar cartuchos do MVS no AES).
Com isso os jogos que rodavam nos fliperamas eram exatamente os mesmos que rodavam nas residências dos consumidores, o que para a época era algo simplesmente revolucionário. Importante salientar que o sistema AES inicialmente seria disponibilizado apenas via aluguel, para empresas como bares, restaurantes, hotéis e lojas de videogame. Porém o sucesso foi tanto, que a demanda para que fosse vendido no varejo era evidente, fazendo com que a empresa tornasse o AES o seu sistema "caseiro".
A primeira revista Videogame, lançada ainda em 1990, trazia uma matéria falando do Neo Geo AES que fazia qualquer gamer babar, pois a diferença na qualidade gráfica era absurda quando comparado ao NES e muito superior ainda ao que o Mega Drive fazia naquele tempo. Porém, um grande agravante fazia com que esse console ficasse quase sempre apenas na imaginação das pessoas: o preço.
O Neo Geo AES era vendido pela bagatela de 650 dólares e um cartucho (eram cartuchos grandes e pesados) poderia custar até 250 dólares. A título de comparação, o Mega Drive custava 189 dólares e já era um console de última geração em 1990. O preço elevado fez sim o Neo Geo AES ser um videogame apenas para um pequeno nicho de mercado, mas seus jogos eram extremamente populares com toda a população gamer, graças ao Neo Geo MVS, o fliperama do Neo Geo. Jogos como Fatal Fury, Art of Fighting e alguns anos depois The King of Fighters, comiam “fichas” sem dó nos fliperamas.
Em 1994 a SNK, visando baixar os custos do console e seus jogos, lançou o Neo Geo CD, na tentativa de desbancar Mega Drive e Super Nintendo, bem como concorrer com os consoles de nova geração que surgiam: Atari Jaguar, 3DO, Sega Saturn e Sony PlayStation. Com o console de CD, os jogos que no cartucho custavam mais de duzentos dólares, custariam em torno de 50 dólares. O console fez relativo sucesso, porém longe de ser o suficiente para desbancar os consoles da Sega e da Nintendo, reinantes até então.
A SNK continuou fabricando os consoles da linha Neo Geo até 1998 e a lançar jogos até 2004!!! Não há números oficiais sobre a quantidade de aparelhos vendidos, seja MVS, AES e CD, mas estima-se que somados, esses três consoles venderam alguns poucos milhões de unidades, puxadas principalmente pela versão dos fliperamas, a MVS. Em 2012 uma empresa chamada Tommo lançou uma versão portátil de Neo Geo, com o nome de Neo Geo X, sob licença da SNK. O console, apesar de seu lindo design, que inclui uma réplica do Neo Geo AES que serve para ligar o portátil na TV, apenas emula o hardware original.
Apesar de não ter sido um videogame popular, o Neo Geo deixou um enorme legado: além de todas as franquias de jogos que nele nasceram, o console tinha avanços tecnológicos significativos, como o uso de memory card para gravar o avanço e os pontos nos jogos (foi o primeiro videogame a fazer isso).
Aparição em revistas:
- Revista Videogame nº 1 - página 07 (fonte: Datassette);
- Gamers Especial (fase inicial) nº 0 - página 23 (fonte: Datassette);
- Revista Videogame nº 2 - página 6 (fonte: Datassette);
- Revista Progames nº 2 - página 07 (fonte: Datassette).
Foto artística do Pedrux do Club 16-bit.
- Outros Nomes: Neo Geo AES, NeoGeo AES
- Ano Lançamento: 1991
- Data / Regiões de Lançamento:
- 26/04/1990 - Japão
- 01/07/1991 - Estados Unidos
- Fabricante: SNK / SNK Playmore