SNK Tommo Neo Geo X
Console portátil lançado em meio à oitava geração dos videogames (mas que não pertence a ela), o Neo Geo X foi lançado pela empresa Tommo Inc., sob licença da SNK Playmore e tinha a missão de resgatar o nome Neo Geo no mundo dos videogames. A ideia era trazer um console portátil que rodasse os jogos do Neo Geo clássico, utilizando o cartão de memória como mídia. Além disso, ficou implícito que com o console seria possível inclusive que a empresa lançasse novos jogos de Neo Geo.
No começo de 2012 começaram rumores da criação do console, inclusive com uma foto rodando na internet de como seria o aparelho. Como na foto o console tinha um design muito parecido com o de um iphone, rapidamente se espalhou de que se tratava de uma montagem, típica "fake news" dessas super comuns da internet. Eis que alguns meses depois veio o anúncio oficial de que o projeto era verdadeiro. A expectativa criada foi grande!! No Japão, a imprensa local apelidou o console de Neo Geo Pocket 2.
Então em dezembro do mesmo ano, veio ao mundo o Neo Geo X, vendido em uma edição especial denominada Neo Geo X Gold Limited Edition, que além do portátil, que continha 20 jogos originais do Neo Geo na memória, acompanhava uma base que era uma réplica do console Neo Geo AES e servia para carregar a bateria do aparelho, além de transmitir a imagem do portátil para a TV via cabo hdmi. O pacote também vinha com um controle arcade que imita o original do AES e um cartão de memória com o game Ninja Masters.
A Tommo Inc., empresa norte-americana fundada em 1990, especializada na compra de licença de jogos antigos (na maioria de empresas falidas) ficaria responsável pelo lançamento nos Estados Unidos, a Blaze Europe, empresa de notebooks e clones de Atari e Mega Drive distribuiria o console na Europa, e a Success, famosa desenvolvedora japonesa, ficaria responsável pela distribuição na Ásia.
Rapidamente descobriu-se que o hardware do console fazia apenas emulação do hardware original e ainda assim, uma emulação cheia de falhas, o que deixou todo mundo com o pé atrás com o novo miniconsole. Apesar disso, o console é extremamente charmoso (afinal, estampa a emblemática marca SNK), bonito e consegue divertir bastante com os jogos originais e os controles trabalham bem. Outra característica bacana é a tela de LCD, que era idêntica à tela do PSP, tanto em construção quanto em resolução: 480 x 272. O console era tinha como processador um XBurst@1GHz MIPS.
Com as vendas abaixo do esperado e com a SNK insatisfeita com a qualidade do produto, a empresa japonesa cancelou unilateralmente o contrato e a briga com a Tommo foi parar nos tribunais, para manter os direitos sobre o console. Em junho de 2013 a Tommo ainda conseguiu lançar o Neo Geo X Mega Pack Volume 1, cartão que era uma coletânea contendo 15 jogos clássicos de Neo Geo, bem como 5 Neo Geo X Classics, que basicamente eram os mesmos jogos do Mega Pack, divididos em 5 volumes contendo 3 jogos cada.
No lançamento dessas novas coletâneas aconteceu mais uma situação inusitada: junto com qualquer uma das coletâneas, acompanhava um cabo especial, que possibilitaria o console ser carregado sem precisar da base / dock station. Esse cabo também possibilitaria atualizar o console, para melhorar sua emulação, bem como a qualidade da imagem que a base transmitia para a TV, através de cabos AV ou HDMI.
É claro que a comunidade gamer não absorveu bem o fato de ter que comprar um novo jogo para conseguir atualizar o seu sistema. Além disso, em vários casos, a atualização bricava o console, que necessitava ser enviado à Tommo para solucionar o problema. Isso inclusive aconteceu com a unidade que temos aqui no VGDB. Pra piorar ainda mais o cenário, a atualização não foi nem de longe o que se esperava, trazendo sim algumas melhorias, porém conseguindo piorar alguns pontos, como a imagem transmitida pelo cabo AV, que ficou muito ruim.
Logo em seguida ao lançamento das coletâneas, o console teve sua fabricação interrompida, bem como todo e qualquer plano de lançamento de novos jogos. A lista de jogos na memória do console é a seguinte:
- Fatal Fury
- NAM-1975
- Puzzled
- Real Bout Fatal Fury Special
- Outros Nomes: NeoGeo X
- Ano Lançamento: 2012
- Data / Regiões de Lançamento:
- 18/12/2012 - Europa
- 18/12/2012 - Japão
- 18/12/2012 - Estados Unidos
- Fabricante: SNK / SNK Playmore