Nintendo Satellaview (acessório)
Acessório desenvolvido pela Nintendo R&D2 e St.GIGA, lançado no Japão para o Super Famicom. Trata-se de modem com 1 megabyte de ROM, além de adicionar 512 kB de RAM ao console, através do cartucho que o acompanhava. O Satellaview possibilitava o download de jogos, revistas e outras mídias através de transmissão via satélite feita pela empresa St.GIGA. O serviço ganhou muito apoio de grande desenvolvedoras como Squaresoft, Taito, Konami, Capcom, e Seta.
Como o Satellaview chegou ao mercado em 1995, em meio aos lançamentos dos consoles de quinta geração, o apelo pelo serviço não era dos melhores. Pra piorar um pouco, o acessório custava não era barato, pois além do próprio Satellaview (que era vendido a 14 mil ienes), ainda exigia o sintonizador da St. Giga e sua assinatura, a St. Giga informava que conseguiu mais de 100 mil assinaturas até março de 1997. Um dos pontos que chamavam a atenção para o acessório e o serviço eram os jogos exclusivos de grandes séries da Nintendo como F-Zero e The Legend of Zelda. O serviço jamais saiu do Japão, principalmente em razão das dificuldades de ampliarem o serviço de dados via satélite da St. Giga para outras partes do mundo.
Para funcionar, era necessário o cartucho BS-X: Sore wa Namae o Nusumareta Machi no Monogatari (BS-X: The Town Whose Name Was Stolen), que acompanhava o acessório. Ele funcionava como um menu para utilizar o sistema, tudo isso em um hub no estilo de EarthBound.
114 jogos foram lançados para o Satellaview, incluindo remakes e melhorias em jogos clássicos de Famicom e Super Famicom, além de jogos exclusivos de grandes franquias da Nintendo, como Kirby, F-Zero, Fire Emblem, The Legend of Zelda, e Super Mario Bros.
Para o sistema funcionar era necessário além do Super Famicom com o Satellaview, um sintonizador da St.GIGA, que podia ser comprado ou alugado por seis meses. A relação entre St.GIGA e Nintendo começam em 1994, com a empresa enfrentando dificuldades financeiras. A Nintendo comprou parte da companhia e produziu, com seu braço Nintendo Research & Development 2, com o mesmo time que desenvolveu o Super Famicom, a criar o Satellaview. Porém essa relação se deteriorou com o tempo e em março de 1999 a Nintendo retirou o suporte ao Satellaview, sendo que a St.GIGA continuou suprindo conteúdo até 30 de junho de 2000, quando foi totalmente descontinuado.
Aparição em revistas:
- Revista Progames nº 2 - página 07 (fonte: Datassette).
- Ano Lançamento: 1995
- Data / Regiões de Lançamento:
- 23/04/1995 - Japão
- Fabricante: Nintendo