Sega 32X (add-on)
Sistema que fez parte da quarta geração dos videogames. Em 1994 a SEGA decide estender ainda mais a vida útil do Mega Drive, arranjando uma forma de inseri-lo no mercado de jogos da nova geração.
Assim nasceu o 32X, um acessório que colocado no slot de cartuchos do Mega Drive, o tornaria um console de 32bit. Além disso, o acessório poderia também ser utilizado em conjunto com o Sega CD, formando um grande combo que tornaria o Mega Drive ainda mais poderoso (32XCD). A ideia da SEGA em produzir o 32X era de oferecer ao consumidor uma opção de entrada para o mundo dos consoles da nova geração que chegava.
Inicialmente pensado para ser um console independente, a ideia de tornar esse lançamento um acessório do Mega Drive caiu a calhar, pois além de manter vivo o 16bit da empresa (o mais bem-sucedido console da SEGA na história), a gigante japonesa conseguiria preencher o mercado com algo novo, antes da chegada do Saturn, o verdadeiro console da nova geração da empresa. Mas pera aí: essa ideia parece meio estranha, não? Já que o Saturn já tinha data de lançamento previsto (e não muito distante). Pois é...
O 32X foi lançado no final de 1994, ao custo de 160 dólares. No Japão, seu lançamento ocorreu no mesmo período, e pasmem: praticamente simultâneo ao lançamento do Saturn (que custava em torno de 400 dólares). Conclusão: somente aqueles gamers extremamente apaixonados pelo seu Mega Drive ou que não tivessem dinheiro (ou paciência para economizar) para comprar o Saturn, comprariam o acessório. Nos Estados Unidos ainda o Saturn demoraria um bocado a chegar (lançamento anunciado em setembro de 1995, que acabou sendo adiantado para maio do mesmo ano), o que ajudou um pouco mais o 32X, que vendeu muito bem nas suas primeiras semanas.
Mas ficava cada vez mais claro para os gamers que o 32X não seria nenhuma revolução. Não seria de fato, um console da nova geração. Isso afastou muita gente dele, mesmo pessoas que já possuíam um Mega Drive e um Sega CD. A ideia era a seguinte: já que terá que investir em um novo aparelho, que seja no melhor e assim não correr o risco de comprar algo que rapidamente estaria defasado. Essa falta de interesse do público consumidor levou à falta de interesse das desenvolvedoras de jogos em produzir para o 32X. Conclusão: vários jogos anunciados foram cancelados ou sequer iniciaram a produção, o que reduziu muito também a quantidade de software disponível para o aparelho.
Outro problema: o 32X não era unanimidade nem mesmo dentro da empresa. Ele acabou gerando diversos embates internos entre a subsidiária americana e a matriz japonesa. Como se os problemas já não fossem grandes o suficiente, para fazer o 32X chegar às lojas antes do Saturn, a SEGA of America, que ficou como responsável pela produção do acessório, teve que acelerar o seu desenvolvimento e também dos jogos feitos pela própria empresa. Conclusão: os jogos eram lançados sem atingir o potencial desejado, queimando ainda mais o filme do aparelho.
Havia ainda um projeto de console, chamado Neptune, que traria no mesmo aparelho o Mega Drive e o 32X a um preço inferior a 200 dólares. Em 1996, já com o 32X em total descrédito, a SEGA anunciou que focaria apenas no Saturn daquele momento em diante (console que aliás ia muito bem no Japão, vendendo mais que o PlayStation) e que tanto o 32X quanto o Neptune, não estavam mais nos planos da empresa.
Ao todo foram lançados 34 jogos em cartucho e 6 jogos em CD para o console. Apesar desse fracasso comercial, o 32X trouxe bons jogos em sua biblioteca, como o exclusivo Knuckles Chaotix, Shadow Squadron, Doom, Blackthorne, Night Trap e claro, os clássicos da SEGA que foram portados para o acessório: After Burner, Virtua Racing Deluxe, Space Harrier e Virtua Fighter. O 32X também foi lançado no Brasil, pelas mãos da Tec Toy, que deu bastante suporte ao console/acessório, lançando uma biblioteca razoável de jogos por aqui.
Estima-se que foram vendidos cerca de um milhão de unidades em todo o mundo. E assim termina a saga do 32X, um console que entrou para a história como o início do declínio na SEGA, pois, coincidência ou não, a partir dele parece que nada mais deu certo para a companhia japonesa.
Variações do console:
Mega 32X com Virtua Fighter e Mortal Kombat II.
Aparição em revistas:
- Revista Super Game Power nº 2 - páginas 10-11 (fonte: Datassette).
Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit.
- Outros Nomes: Mega 32X
- Ano Lançamento: 1994
- Data / Regiões de Lançamento:
- 01/03/1995 - Brasil
- 04/12/1994 - Europa
- 03/12/1994 - Japão
- 21/11/1994 - Estados Unidos
- Outras regiões
- Fabricante: SEGA