Sharp KJS TV Game
Console da primeira geração dos videogames, estilo Pong, fabricado pela Sharp. Em 1977 enquanto era lançado o Atari 2600 e o Apple II nos Estados Unidos, os consoles de primeira geração, conhecidos por ser uma variadade de jogos simples como pong, jogos de tiro e corrida bem simplificados, ainda corriam o mundo todo como uma febre.
No Japão não seria diferente, a Sharp International, filial da Sharp japonesa na Europa, adquiriu a licença da Magnavox para lançar um console no velho continente e imediatamente já preparou seu lançamento no Japão. A Sharp era parceira desde 1970 de uma fabricante de brinquedos da época, chamada Nintendo. Não sabemos os detalhes, mas talvez por influência da Sharp, a Nintendo também adquiriu a licença da Magnavox e com suporte da fábrica da Mitsubishi Electronic, nasceu o Color TV Game 6 (CTG-6) e Color TV Game 15 (CTG-15) da Nintendo ainda em 1977.
Ao mesmo tempo foram lançadas as versões da Sharp dos dois consoles: o Color TV Game (XG-106) e Color TV Game 15 (XG-115). Os dois aparelhos lançados em 1977 fizeram muito sucesso, pavimentando o lançamento da Sharp que viria ser uma febre no Japão: os consoles de Hotel por moeda. Chamado de KJS TV Game (XG-102) esse colosso possui 4 chips dedicados, como se fossem 4 consoles em 1, sendo assim o mais completo dos pongs japoneses que além das variantes de pong possuia jogo de corrida e variantes de breakout.
Feito inteiramente de madeira funcionando por moedas, você podia jogar com dois jogadores enquanto descansava no hotel. Esse tipo de aparelho no Japão foi quase obrigatório para todos os consoles. Alguns exemplos foram os de Famicom, Super Famicom e Neogeo tiveram versões de hotel.
A Nintendo ainda lançaria mais duas versões: em 1978 o Color TV Game Racing 112 (CTG-CR112), um console dedicado a jogo de corrida que imitava a frente de um arcade; e em 1979 o Color TV Game Block Kuzushi, um clone de breakout.
- Outros Nomes: KJS TV Game XG-102
- Ano Lançamento: 1977
- Data / Regiões de Lançamento:
- Japão
- Fabricante: Sharp