Google Stadia

Google Stadia não trata-se de um console tradicional para jogos, mas sim de um serviço de streaming para jogar os games, de maneira similar às plataformas de filmes como a Netflix por exemplo.

Em 1° de Outubro de 2018 a gigante da tecnologia Google, buscando uma fatia do lucrativo mercado de games, anunciou sua entrada na competição por meio do Project Stream. Segundo a empresa, os serviços de streaming revolucionaram a forma como consumimos filmes e músicas, e os videogames deveriam ser o próximo passo. Com isso em mente, a gigante da Califórnia criou um sistema de transmissão onde qualquer dispositivo compatível com o navegador Chrome fosse capaz de reproduzir jogos de videogame, independentemente de seu hardware. Durante o evento de anúncio do Project Stream, o game Assassin’s Creed Odyssey (que ainda não havia sido lançado) rodou em diversos dispositivos, como smartphones e tablets, provando assim que era possível reproduzir (e jogar) games extremamente avançados mesmo nos mais simples dos aparelhos. Era necessário, contudo, uma velocidade de internet bastante alta para garantir o bom funcionamento.

Algum tempo depois, após muitas notícias e inúmeros rumores, o Project Stream, que até então estava limitado a um reduzido grupo de pessoas por ser um serviço em fase de testes, finalmente passaria para a sua fase “final”, e em Março de 2019 o Google Stadia era revelado para o mundo todo… ou parte dele.

Durante o evento de lançamento, poucas informações foram reveladas e muitas outras no mínimo, mal explicadas, além disso outro ponto que gerou descontentamento foi a quantidade limitada de países a receber suporte ao serviço naquele ano. Até hoje, países como o Brasil ainda não possuem suporte ao serviço e a falta de jogos exclusivos para a plataforma de streaming também não contribui para o crescimento da mesma. É válido ressaltar que iniciativas similares como o Project X Cloud da Microsoft ou até mesmo a Apple Arcade possuem não apenas suporte para o Brasil (e muitos outros países), como diversos itens exclusivos.

Apesar de não utilizar um console próprio, o Stadia possui um controle que pode ser utilizado em todas a plataformas compatíveis e conta com um diferencial em relação aos demais controles que podem ser utilizados, na forma de um botão de compartilhar, que pode transmitir diretamente para as redes do Google, como o Youtube por exemplo.

Muitos são os motivos que podem ser apontados para o fracasso do Stadia, como a falta de um suporte mais abrangente e global, inexistência de títulos exclusivos e as próprias limitações impostas pela velocidade de rede exigida para um bom funcionamento do serviço.

Além disso, ainda houve um enorme ceticismo por parte dos jogadores que não consideravam ser viável proporcionar uma experiência equiparável a um console de mesa, via streaming, aliado à falta de experiência da Google no competitivo mercado de games.

Em 29 de setembro de 2022, a Google anunciou que os servidores do Stadia seriam desativados em 18 de janeiro de 2023.

A Google então comunicou que todas as compras seriam reembolsáveis e que alguns jogos também poderiam ser transferidos para outros sistemas, quanto aos controles, estes são compatíveis com diversos aparelhos com tecnologia bluetooth após uma atualização de firmware que desativa a conectividade Wi-Fi proprietária do Stadia.

Por fim, antes do encerramento total, a Google lançou seu último jogo na plataforma, o Worm Game, um jogo que na verdade jamais teve seu lançamento planejado pois tratava-se de um protótipo usado apenas para testar internamente as funcionalidades do Stadia. De certa forma, presentear aqueles que estiveram até o fim com o primeiro jogo desenvolvido para o sistema foi uma forma muito bonita, apesar de triste, de dizer adeus.

  • Outros Nomes: Stadia
  • Ano Lançamento: 2019
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • 19/11/2019 - Europa
  • 19/11/2019 - Estados Unidos
  • Fabricante: Google

Jogos (30)

Vídeos

Parceiros