Tiger R-Zone

Console portátil da quinta geração, desenvolvido pela Tiger Electronics e lançado pela própria empresa e pela Tec Toy (Brasil). Apresentado na American International Toy Fair de fevereiro de 1995, sendo lançado no final do mesmo ano. Foi o primeiro console portátil com jogos intercambiáveis lançado Tiger Electronics.

 

O console consistem um um headset e um controle. Cada cartucho possui a sua própria tela de LCD transparente, que é projetada na superfície que fica logo a frente do olho do usuário através de um jogo de espelhos. Além dessa primeira versão, foram lançados outras três: R-Zone SuperScreen, o XPG - Xtreme Pocket Game, e o DataZone.

 

De cara o console chama a atenção por duas razões: primeiro pela cara de produto de realidade virtual, pelo formato de headset, e segundo em razão da grande quantidade de franquias famosas em seus jogos: Batman Forever, Virtua Fighter, Mortal Kombat 3, VR Troopers, Indy 500, Star Wars, Homens de Preto e The Lost World: Jurassic Park são alguns deles.

 

O R-Zone não possui microprocessador ou memória interna, funcionando de forma semelhante aos consoles da primeira geração. Eles possuem o centro transparante, para possibilitar a passagem de luz e refletir a imagem do jogo no espelho que fica em frente ao olho do jogador. Os cartuchos funcionam como uma espécie de mini-game, com gráficos pré-definidos, com animações bastante limitadas. A coloração dos jogos é vermelho escuro, na pegada do Virtual Boy da Nintendo. O som emitido pelo falante embutido no console é mono.

 

Versões:

 

- R-Zone tradicional (formato headset) - lançado no final de 1995. Funciona com 4 pilhas AAA. Era vendido inicialmente a 29.99 dólares, contendo um jogo;

 

 - R-Zone SuperScreen - lançado no final de 1996 e também com preço inicial de 29.99 dólares. Permitia em alguns jogos a utilização de uma lente especial que dava cores ao cenário, porém o jogo em si continuava monocromático. É o modelo com a maior tela da linha R-Zone. Necessita de 4 pilhas D para funcionar;

 

- R-Zone DataZone - também lançado no final de 1996, tem um estilo do tipo calculadora com agenda, trazendo inclusive essas funções. Deixa para trás a utilização de espelhos, mostrando os gráficos de forma direta em uma tela plana com luz própria. Utiliza uma bateria "de relógio" para armazenamento de dados e 2 pilhas AAA para funcionar;

 

- R-Zone XPG (Xtreme Pocket Game) - lançado em 1997, é uma versão com mais cara de console portátil. Retoma a projeção por espelho. Utiliza pilhas AAA para funcionar.

 

O console foi bastante criticado em seu tempo figurando com frequência em listas de piores consoles lançados. Devido a isso e o consequente fracasso comercial, foi descontinuado em 1997. No Brasil, foi lançado pela Tec Toy, amargando o mesmo fracasso comercial.

 

Versões:

- R-Zone com Mortal Kombat 3.

  • Ano Lançamento: 1995
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • Brasil
  • Estados Unidos
  • Fabricante: Tiger Electronics

Jogos (7)

Parceiros