Tomy Pyuta Jr.
Console da terceira geração dos videogames, desenvolvido pela Tomy. Em 1982 a Tomy lançou o Tomy Pyuta, microcomputador de 16-bit, marqueteado pela empresa como um computador para adolescentes, um computador para desenho.
Nos primeiros quatro meses, o micro vendeu muito bem, chegando a marca de 40 mil unidades vendidas. Porém, com o lançamento do Famicom em julho de 1983, as vendas despescaram. Para voltar a brigar pelo mercado, a Tomy resolve lançar a versão consolizada do Pyuta, agora com o nome Pyuta Jr.
Lançado em 1983 ao preço de 19.800 ienes, o Pyuta Jr. era uma versão slim do micro Pyuta. Saiu o teclado, que manteve apenas as teclas mínimas necessárias para o console. Saiu também o sistema operacional G-BASIC, mas foi mantida a possibilidade de desenhar na tela e claro, jogar os jogos, os mesmos lançados para o micro Pyuta.
Quando o Pyuta Jr. foi lançado, estava rolando uma verdadeira guerra de consoles, com quase uma dezena de consoles lançados em um período de poucos meses. Diante de tamanha concorrência, mesmo com o apelo de possuir uma CPU de 16-bit, a linha Pyuta não foi páreo para a concorrência, principalmente o destruidor Famicom da Nintendo. Os aparelhos da linha continuaram a ser fabricados e vendidos até 1985, quando foi descontinuado, chegando a um total de 140 mil unidades vendidas, somando console e micro, com um total de 26 jogos lançados.
- Outros Nomes: Tomy Pyuuta Jr., Tomy Tutor Jr.
- Ano Lançamento: 1983
- Data / Regiões de Lançamento:
- Japão
- Fabricante: Tomy Corporation