NEC Turbografx-CD
Console da quarta geração dos videogames, o Turbografx CD / PC-Engine CD-Rom foi inicialmente um acessório lançado para o PC Engine no Japão, que tornou o aparelho o primeiro videogame a utilizar o CD como mídia da história, já no ano de 1988. Posteriormente foi lançado o TurboDuo, versão que conjugava em um só aparelho o leitor de cartões do Turbografx-16 com o leitor de CD.
O acessório de CD era bastante caro, sendo vendido inicialmente nos Estados Unidos por 399,99 dólares e anunciado como um produto de nicho. Sua linha inicial de jogos era Fighting Street (o primeiro Street Fighter) e Monster Lair. Os jogos tinham o formato "CD-Rom²". Em 1991 a NEC anunciava que já havia vendido mais de meio milhão de unidades do acessório em todo o mundo.
Em 21/09/91 a NEC lança no Japão o PC Engine Duo, console que trazia em um único aparelho o PC Engine e o acessório de CD (com acréscimo de 192 KB de memória RAM). Os jogos feitos para esse formato com acréscimo de memória são chamados de Super CD-Rom². Para que esses jogos fossem compatíveis com o acessório de CD anterior ao TurboDuo, foram criados os System Cards, cartões no formato Hu-card que trariam essa memória extra.
O Duo foi o primeiro videogame a utilizar CD como mídia sem a necessidade de acessório. Em outubro de 1992 o mesmo aparelho chegava ao mercado norte-americano com o nome de TurboDuo. Outras duas versões do Duo foram lançadas no Japão: o Duo-R em 25/03/93 e o Duo-RX em 25/06/94. Mais tarde foi lançado apenas no Japão o formato Arcade CD-Rom², que necessitava do "Arcade Card" para rodar seus jogos.
Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit.
- Outros Nomes: PC Engine CD-Rom2, PC Engine Super CD, Turbo Duo
- Ano Lançamento: 1988
- Data / Regiões de Lançamento:
- 04/12/1988 - Japão
- 01/08/1990 - Estados Unidos
- Fabricante: NEC