Nintendo Wii U
Console da oitava geração dos videogames, o Wii U foi o substituto do bem sucedido Wii. Como o Wii era um videogame revolucionário, a Nintendo tentou revolucionar novamente, criando um controle híbrido com tablet. Isso possibilitaria que os jogos tivessem algumas funcionalidades bem originais.
Além disso, o Wii U é retrocompatível com o Wii, indo mais além: os acessórios do Wii também são totalmente compatíveis com o novo console e em alguns casos, necessários para rodar os jogos do próprio Wii U. Tudo parecia perfeito, né? Parecia... Porque o que parecia ser qualidade e virtude, acabou sendo motivo para o maior problema do console: a falta de apelo no mercado.
Esse aproveitamento de funcionalidades do Wii, somado ao nome que remete totalmente ao console anterior, causou no mercado uma espécie de "deja vú", como se o Wii U não fosse um novo console, mas apenas uma nova versão do bom e velho Wii. Somado a isso, o controle/tablet não chamou atenção como deveria. Conclusão: o Wii U vendeu pouco mais de 13 milhões e meio de unidades em todo o mundo, muito aquém dos mais de 100 milhões de unidades vendidas de seu antecessor.
Mas isso significa que o console é ruim? De jeito nenhum! Os jogos exclusivos da Nintendo acabaram por sustentar as vendas do console, isso porque os fãs da marca fazem questão de aproveitar os games das principais franquias da Big N: Mario, Zelda, Super Smash Bros e tantas outras, que tornam quase que obrigatória a compra do console para eles, que além de icônicos, possuem excelente qualidade.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Contexto da época (matéria publicada pelo VGDB em 08/04/2014 no site Campo Grande News):
Muitas pessoas se perguntam onde o Wii U se encaixa até agora no mercado de games. No cenário atual é difícil enxergá-lo como um verdadeiro videogame de nova geração, principalmente, se comparado ao Playstation 4 e ao Xbox One. Vamos analisar aqui as razões disso e se realmente essa primeira impressão é verdadeira.
O Wii U foi lançado pela Nintendo nos Estados Unidos em 18 de novembro de 2012 e oficialmente no Brasil um ano depois, pelo preço de R$ 1.900,00. Foi o primeiro console da Nintendo a trazer gráficos de alta definição e também o primeiro console a trazer um controle que funciona quase como um tablet, com tela sensível ao toque (touchscreen) e que ainda possui características de controle de movimentos semelhantes ao Wii remote, o controle do Wii. Além disso o novo console é retrocompatível com toda a biblioteca de jogos do Wii, bem como de seus acessórios.
O Wii original obteve um sucesso estrondoso no mercado, porém, com o lançamento do kinect para o Xbox 360, toda a mística existente quanto ao sistema de controle de movimentos do Wii caiu por terra, fazendo com que o interesse no console diminuísse de forma considerável.
Some-se a isso o fato de que o Wii original ficou conhecido por ser um console para gamers casuais, por não possuir jogos mais voltados para o público adulto, se encaixando bem no perfil de pessoas que não possuíam tanta familiaridade com o mundo dos games até então e que buscavam uma forma rápida e nova de diversão que abrangesse toda a família.
Acontece que o Wii U pouco inovou, deixando a sensação de que se tratava apenas de um “upgrade” em relação ao Wii original, e não um console totalmente novo. O nome também confundiu a cabeça de muito gente, pois não deixava claro se tratar de um produto novo, podendo passar como se fosse apenas uma atualização do produto anterior.
Esses detalhes levaram o Wii U a sofrer severas críticas da mídia especializada. Tudo isso afetou muito as vendas do console, que nunca decolaram como a Nintendo pretendia. Outro ponto negativo é o fato de que o console não roda DVD’s e Bluray’s.
E quanto aos games? Com certeza o mais importante em um console são os games. Quanto a isso o Wii U também tem algumas falhas...
Vejamos, por exemplo, o Zelda lançado para ele: ao invés de criar um Zelda novo para o console, a Nintendo optou por um upgrade do jogo Legend of Zelda: Wind Waker originalmente lançado no Gamecube. New Super Mario Bros U pouco inovou a franquia. Alguns jogos como Batman Arkham City e Call of Duty Black Ops II traziam o mesmo jogo lançado para Playstation 3 e Xbox 360 acrescido apenas de alguns truques e efeitos utilizando o controle do Wii U.
Vantagens - Poxa Edson... Pelo que você está dizendo o Wii U parece ser um console ruim? Só parece...Não é. Na verdade ele está sofrendo um pouco para “se achar” no contexto atual do mercado de games. É sim um excelente console. Alguns de seus jogos são sensacionais. Começo pelo ZombiU, um dos jogos lançados junto com o console. Trata-se de um jogo de ação em 1ª pessoa, com estilo semelhante ao de Resident Evil, porém com uma inovação sensacional: você só tem 1 vida... Se seu personagem morre no jogo, ele morre mesmo...Você volta a jogar com outra pessoa que está tentando sobreviver em meio ao apocalipse zumbi ao que o jogo o insere. O jogo é tensão e terror do começo ao fim. Altamente recomendado!!
Outro jogo muito bom para o Wii U: Super Mario 3D World. Ele segue a linha iniciada com o Super Mario 3D Land lançado para o 3DS. O jogo conseguiu manter a boa jogabilidade do antecessor, mas com gráficos em alta definição e a possibilidade de até 4 pessoas jogarem simultâneamente de forma cooperativa.
Temos ainda previstos para esse ano o novo Mario Kart (em sua 8ª edição) e o novo Super Smash Bros. Ainda temos que levar em consideração que dos 3 consoles da nova geração apenas o Wii U é retrocompatível. Nem Xbox One e nem o Playstation 4 aceitam jogos de seus antecessores.
No mais o Wii U ainda tem muito o que evoluir, mas já se mostrou um console valoroso, com ótimos jogos e um hardware resistente que nesse 1 ano e meio desde o lançamento não possui nenhum caso notável de problemas de funcionamento. É o único console de nova geração que possuo e estou plenamente satisfeito com ele. Jogando o ZombiU eu já percebi que se tratava de um console com muito potencial e tenho certeza que a Nintendo saberá explorar essa potencialidade ao máximo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
O console foi descontinuado em 31 de janeiro de 2017, para dar lugar ao Nintendo Switch.
Outros modelos e versões:
- Wii U Deluxe Set: Super Mario Maker
- Wii U Premium Set: Super Mario Maker
- Outros Nomes: WiiU
- Ano Lançamento: 2012
- Data / Regiões de Lançamento:
- 26/11/2013 - Brasil
- 30/11/2012 - Europa
- 08/12/2012 - Japão
- 18/11/2012 - Estados Unidos
- 30/11/2012 - Austrália
- Fabricante: Nintendo