Taito WOWOW (protótipo)

Em 1992 a Taito Corporation, tradicional empresa japonesa fabricante de arcades, resolve seguir os passos de SEGA e SNK e construir seu próprio console, com a ideia de levar para a casa das pessoas versões perfeitas de seus jogos dos fliperamas.

 

Para a tarefa, ela se juntou à JSB, dona de um canal de tv via satélite, o WOWOW, e à ASCII, que naquela época estava desenvolvendo sistemas de transmissão de dados via satélite. A ideia da Taito era não só levar para a casa das pessoas seus jogos de arcade, mas também fazer isso através de distribuição de jogos via satélite.

 

O console seria um 16-bit feito com base em hardware que a Taito utilizava em suas placas de Arcade da época. Viria com um drive de CD-Rom e entrada para cartão que seria como uma gamertag, para acessar o serviço de download de jogos via satélite.

 

O WOWOW chegou a ser mostrado na Tokyo Toy Show de 1992 no Japão, aparição essa que gerou as duas únicas matérias de revista já encontradas sobre esse console (ver galeria de imagens). Não confundir com a Tokyo Game Show, que só teve sua primeira edição em 1996.

 

O download dos jogos via satélite funcionava assim: durante um período de tempo, determinados jogos ficariam disponíveis para o assinante, que poderia joga-los livremente, quando então o usuário poderia ligar o console e baixar o jogo. Não há informações sobre a quantidade de jogos que o console armazenaria e quais outros serviços teria disponível. A Taito ficava responsável pela entrega do jogo, a JSB pela comunicação via satélite e a ASCII responsável pelas interfaces de informação.

 

A Taito acabou cancelando o projeto em razão de dois problemas: diversos erros ocorriam durante a transferência de dados, devida à baixa velocidade de transmissão da época. O segundo problema foi o preço do aparelho, que seria bastante caro em razão da necessidade do canal de TV WOWOW integrar o console ao receptor de satélite da empresa, o que aumentaria a necessidade de memória do aparelho, algo que tinha um custo elevadíssimo para a época e faria o console muito mais caro do que gostariam.

 

Três anos mais tarde, a Nintendo seguiu um caminho similar ao pretendido pela Taito, ao adquirir a St.Giga, empresa especializada em transmissão de música via satélite. Daí nasceu o Satellaview. Ele tinha uma estrutura de funcionamento similar ao do WOWOW, e assim como previsto pela Taito, a Nintendo sofreu com os mesmos problemas enfrentados por eles e o serviço não foi um sucesso comercial.

 

As ideias nascidas no WOWOW ainda renderam bons frutos para a Taito, pois elas foram implementadas em um novo projeto da empresa: karaokê via telecomunicação, que originou o aparelho Taito X-55: X Data-Net Station. Interessante notar que mesmo sendo um aparelho de karaokê, ele também fazia transmissão de jogos de videogame, porém, ao invés de usar transmissão via satélite, o sistema funcionava através de transmissão de dados via linha telefônica analógica.

 

Uma questão a ser levantada sobre o projeto original do WOWOW: qual seria a intenção do uso do CD, já que a ideia principal era baixar os jogos via satélite? Enquanto teriam poucos kylobites sendo transmitidos via satélite, o CD já daria instantaneamente os conhecidos 700mb. Então fica a dúvida: será que o cabo seria um sistema secundário do console, numa época que já tinhamos o PC Engine e o Mega CD a todo vapor?

 

Será que o canal de dados daria alguma função online no período de transmissão? Ou teria funções mais secundárias como atualização de placares e pequenos serviços para os jogos durante a transmissão? Na opinião do nossos especialistas, como seria baseado em assinatura e o console levava o nome do canal a cabo WOWOW, o satelite forneceria os jogos de arcade e acesso ao canal de TV, enquanto o CD possivelmente seria utilizado para jogos mais complexos e talvez também para karaokê, tanto que mais tarde foi o rumo tomado no console seguinte da Taito.

 

Uma curiosidade sobre o console é que no Japão não há nenhuma informação sobre o aparelho, e nem mesmo da ligação da Taito com o canal WOWOW, à exceção de uma página que menciona o console como "Taito via satélite" e menciona as fontes ocidentais como base para a matéria.

 

Fotos do colaborador Fernando Kruszynski.

  • Outros Nomes: WoW-WoW
  • Ano Lançamento: --
  • Fabricante: Taito Corporation

Jogos (5)

Vídeos

Parceiros