A Bandai cria o WonderSwan em 1999 com os consagrados conceitos do Game Boy
No capítulo anterior de nosso especial História dos Videogames falamos sobre o Neo Geo Pocket e também sua segunda versão, o Neo Geo Pocket Color, dois consoles portáteis fabricados pela mítica SNK, na tentativa de conseguir abocanhar uma fatia considerável desse mercado que historicamente sempre foi dominado com ampla margem pela Nintendo. Como vimos, a SNK falhou em atingir esse objetivo, apesar de ter criado um console muito bom. Eis então que outra empresa japonesa resolve tentar a sorte nesse concorrido mercado: a Bandai.
A Bandai era uma companhia muito forte no Japão, com enorme tradição na produção de brinquedos, animes, séries e claro, videogames, tanto consoles (Playdia e Pippin foram algumas de suas aventuras nesse mundo), como jogos para os mais variados consoles. Por volta do início de 1997, a Bandai se aproxima da empresa Koto Laboratory, criada por Gunpei Yokoi, ninguém menos que o criador do Game Boy original. Ele também foi o criador do Virtual Boy e foi graças ao fracasso desse console que Yokoi decidiu sair da Nintendo para criar a Koto. Pensando no sucesso do primeiro Game Boy, a Bandai se junta à Koto para criar um novo console portátil, para bater de frente com a Nintendo.
O objetivo era criar um console que aproveitasse as mesmas ideias que fizeram o Game Boy se sobressair no mercado: preço, manejo eficiente de energia (mais jogo com menos pilha) e uma biblioteca forte de jogos disponíveis. Para isso, não existia ninguém melhor que Yokoi. E o resultado seria um console extremamente bem construído, que possuía todas essas qualidades ainda muito melhoradas em relação ao principal rival.
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