A franquia Need for Speed no PS3 e Xbox 360
Por Victor Ponciani
Need for Speed é uma franquia que não precisa de introdução. Desde 1994 entregando corridas insanas, carros velozes e disputas contra policiais e rivais, o que não faltam são títulos na série. Então, que tal lembrarmos dos melhores jogos da geração do Xbox 360 e do PlayStation 3 em uma lista?
Need for Speed Most Wanted (2005)
Este game conseguiu um grande destaque no PS2 e no primeiro Xbox. Seu port chegou para Xbox 360 em 2005 e para a loja online do PlayStation 3 em 2012. O jogo oferece diversão e desafio na medida certa. A incrível trilha sonora e a jogabilidade arcade são destaques. Most Wanted é definitivamente um “Must Play” para todos os fãs da franquia.
Need for Speed: Carbon (2006)
Primeiro jogo a cruzar uma geração, Need for Speed Carbon chegou para o PS2, mas logo deu as caras no PS3 e Xbox 360, além de outros consoles como o Wii. A obra tem um grande ênfase em drifting e customização de carros, mexendo desde os detalhes mais simples a mais complexos. A campanha é dividida entre conquistar territórios e grandes corridas contra chefes.
Need for Speed: ProStreet (2007)
Considerado por muitos fãs como uma derrapada da franquia, ProStreet traz corridas fechadas dentro de um circuito profissional. O foco arcade foi quase deixado de lado ao incluírem uma mecânica de dano. Ou seja, se você bater demais seu carro, ele pode parar de funcionar durante as disputas. Se curte games do estilo Nascar, por exemplo, essa pode ser uma pedida interessante.
Need for Speed: Undercover (2008)
Undercover foi o causador de muitas mudanças na franquia, mas infelizmente não pelos melhores motivos. Em seu lançamento, ele veio com vários problemas como bugs, texturas carregando em meio a corrida e um controle que dificulta muito mais do que deveria. O game é extremamente casual, apenas tentando prender a atenção do jogador com uma história clichê e controles sem muita técnica ou profundidade.
Need for Speed: Shift (2009)
Aqui temos um foco em corridas profissionais como em ProStreet, mas o que o diferencia é seu estilo de jogo. Um equilíbrio certo entre simulador e arcade. O modo campanha é um pouco linear, mas mesmo assim, Shift foi uma boa mudança de terreno para a série.
Need for Speed: Hot Pursuit (2010)
Com uma jogabilidade direta e sem enrolações, Hot Pursuit não tem uma história. O jogador tem um mapa com várias missões. Só que aí entra o diferencial, pela primeira vez na franquia, você pode escolher entre realizar objetivos como um corredor ou como um policial.
Mandar bem em cada disputa traz medalhas que podem ser exibidas para os amigos.
Need for Speed Shift 2: Unleashed (2011)
Para aqueles que gostam de uma jogabilidade um pouco mais realista, com pistas fechadas e aquele caos da série, Unleashed não decepciona. Com várias pistas oficiais e mais focado em precisão do que agressão, o game entrega o que promete. Desde gráficos realistas a desafio na medida certa.
Need for Speed: The Run (2011)
Se distanciando do que os jogos anteriores estavam oferecendo, The Run trouxe uma gameplay muito equivalente a jogos de arcade. O foco em ação, colisões e espetáculo refletem em sua campanha. A narrativa coloca o jogador devendo dinheiro para a máfia local. A partir daí, corridas devem ser realizadas e vencidas para pagar a grana. Clichê, mas funcional.
Need for Speed: Most Wanted (2012)
Funcionando como uma re-imaginação do título original, essa empreitada entrega uma qualidade visual muito superior e uma jogabilidade impecável. A lista dos mais procurados, o mundo aberto, atalhos e esconderijos estão todos presentes. Por outro lado, se você gosta das cenas em full motion video do original, vai se decepcionar nesta versão.
Need for Speed: Rivals (2013)
O último game dessa lista se mostrou uma mistura estranha entre Hot Pursuit e Most Wanted. Rivals traz o caos da perseguição e grandes pistas para seguir em velocidades absurdas, porém não temos muitas rampas para voar, manobras arriscadas para fugir da polícia ou maneiras criativas de deixar a perseguição mais caótica. Não é um game ruim, mas por ser um título de transição, os fãs esperavam mais.
A franquia pode ter passado por altos e baixos, mas não é nada difícil encontrar boas obras no PlayStation 3 e Xbox 360. Qual é o seu favorito?