Balas e analgésicos: a série Max Payne

Por Ricardo Syozi

Não há muitos personagens tão trágicos no mundo dos games como Max Payne. O vigilante de jaqueta de couro, com uma personalidade sarcástica, grandes habilidades com armas e todo o poder do bullet time, surgiu em 2001 pelas mãos da Remedy. A partir daí, três jogos foram lançados, trazendo histórias obscuras e ao mesmo tempo absurdas. Então prepare seu painkiller e venha conhecer mais sobre essa franquia.

Confira esse e muitos outros games na loja Player Dois!

Max Payne

Max Payne

O primeiro título chegou às lojas em 2001 para PC, Xbox clássico, PlayStation 2 e GBA. A premissa foca na busca por vingança do protagonista, após ter esposa e filha assassinadas por viciados em drogas. É claro que em sua jornada, Max se depara com aliados e se envolve em uma enorme conspiração, tudo para manter o jogador na ponta dos pés.

No quesito jogabilidade, o grande destaque foi o uso de uma mecânica que acabaria se tornando a marca da série: o bullet time. Durante as trocas de tiros, é possível apertar um botão e deixar toda a cena em câmera lenta. Dessa forma, os inimigos viram alvos mais fáceis, dando uma sensação de velocidade extrema do personagem. 

No geral, o primeiro Max Payne já mostrava como a Remedy conseguia contar histórias interessantes, usando elementos cinematográficos como o gênero noir e muito foco na ação. O jogo foi bem recebido, alcançando tanto crítica e público.

Max Payne 2: The Fall of Max Payne

Se passando dois anos após o primeiro game, a sequência trouxe os mesmos elementos, enquanto melhorou as mecânicas. A obra foi lançada em 2003 para Xbox clássico, PS2 e PC.

A narrativa traz Max recuperando seu antigo emprego na polícia de Nova York. Porém, os problemas parecem perseguir o herói (ou anti-herói, como você preferir). Em uma investigação de assassinato, ele se depara com uma velha conhecida, a qual se junta em uma busca por respostas. Sem nenhuma surpresa, isso os leva em meio a uma complexa conspiração, que envolve uma sociedade secreta e a máfia italiana.

Através de páginas de quadrinhos, a história de Max Payne 2: The Fall of Max Payne é contada. A ideia da Remedy foi a de oferecer uma sequência direta, ou seja, manteve as mesmas características para que ambos os jogos fossem jogados um após o outro. Assim, a aventura se torna intrigante e prende o jogador até o seu derradeiro final.

Max Payne 3

Max Payne 3

Até o momento de publicação deste artigo, o terceiro título é o último lançado. Desenvolvido e publicado pela Rockstar Games, a ambientação mudou drasticamente, mas continuou trazendo os elementos característicos da série. Max Payne 3 foi lançado em 2012 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Dessa vez, a principal localidade é a cidade de São Paulo. Há capítulos em outros países como Estados Unidos e Panamá, mas os acontecimentos giram em torno da presença do protagonista na cidade brasileira. Nove anos depois da primeira obra.

Aqui, o personagem principal está trabalhando como segurança particular de um político, quando a esposa dele é sequestrada. Continuando uma marca da franquia, Max acaba descobrindo uma conspiração envolvendo membros da família e outras pessoas próximas. 

Tudo isso serve como pano de fundo para mais tiroteio, bullet time e falas sarcásticas nas cenas. Mesmo trazendo tudo o que deu certo na IP, a mudança de estúdios afetou um pouco o carisma da jogabilidade e dos textos. Sendo assim, Max Payne 3 parece repetitivo e levemente similar há muitos jogos lançados na mesma época.

O futuro?

A Remedy anunciou em 2022 que está trabalhando em remakes dos dois primeiros games da série. Eles serão lançados em um único pacote para consoles da atual geração. No entanto, ainda não há nenhuma informação sobre os projetos.

Você gosta de Max Payne? Qual o seu favorito até agora? Participe da comunidade do VGDB com a sua opinião!

Galeria de fotos

Parceiros