Conheça Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth
Por Ricardo Syozi
Aventuras épicas não são algo inédito nos games. Frequentemente há jogos que trazem uma atmosfera imersiva e desafios o suficiente para manter o jogador preso até o último minuto. Porém, nem todos esses títulos conseguem entregar tudo isso ao mesmo tempo que fazem menção com obras baseadas em outras mídias. É aí que Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth ganha o seu devido destaque.
Antes de tudo, preciso ressaltar que este artigo não é um review. Ele é, na verdade, um texto para destacar a ambição e a qualidade desta aventura.
O jogo foi desenvolvido pelo Team Ladybug e publicado pela Playism e Why So Serious?. Nomes pouco conhecidos dos jogadores e entusiastas, mas que conseguiram entregar uma experiência bastante única do começo ao fim. Em resumo, Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth é um game no estilo metroidvania, com um alto nível de exploração e muitos inimigos para encarar.
Tudo é baseado no formidável trabalho de Ryo Mizuno, um autor japonês de renome e criador da série Record of Lodoss War. Para quem gosta de histórias épicas e mágicas, com seres distintos como elfos e goblins, é difícil encontrar algo melhor na cultura pop do país do sol nascente. Sendo assim, fico feliz em afirmar que o game traz muito dessa ambientação.
O que é Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth?
A história traz a protagonista Deedlit, uma elfa de alta-hierarquia que desperta em um local desconhecido sem saber como chegou até lá. É claro que a partir daí, ela precisará explorar o labirinto para conseguir encontrar uma saída. Porém, em seu caminho haverá inúmeros inimigos de seu passado e presente, sedentos por sua vida e com a intenção de jamais deixá-la escapar. A protagonista vai ter que usar suas habilidades de combate e sagacidade em exploração para achar itens e armas que vão auxiliá-la em sua jornada.
Com uma jogabilidade similar a jogos como Castlevania: Symphony of the Night e Timespinner, Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth não tem o mesmo nível de dificuldade e nem a longa duração, mas oferece uma experiência difícil de largar. Os chefes trazem padrões que não exigem muita habilidade por parte do jogador, mas que acabam sendo memoráveis por si só. Após vencê-los, dá aquela vontade de encará-los novamente apenas para curtir a jogatina.
Os visuais trazem uma pixel art com muitos sprites lindíssimos e scrolling de babar. Cada movimentação da protagonista ganha destaque por sua leveza e dinamismo. Além disso, as hordas de inimigos ocorrem sem nenhuma queda de frame, deixando tudo mais gostoso de curtir. Outro destaque é sua trilha sonora, uma de minhas favoritas recentemente, algo que me faria ouvir inteira em um momento de relaxamento.
Mesmo se você não conhece nada da história da franquia, Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth vale as horas de jogatina. O jogo é uma excelente opção de porta de entrada no gênero, agradando todo tipo de jogador. É verdade que podia durar um pouco mais e se aprofundar no lore da personagem, porém ainda assim é um ótimo título.
O jogo está disponível para PC, consoles da linha Xbox e PlayStation, além do Nintendo Switch. Se quiser encontrar uma edição física, vá atrás da loja Player Dois, parceira do VGDB!