Em 2001, Nintendo mantinha a hegemonia nos portáteis com o Game Boy Advance
No capítulo anterior do especial História dos Videogames, falamos sobre o Xbox, console de sexta geração lançado em 2001que marcou a entrada da Microsoft no mundo dos videogames. Enquanto a guerra entre os consoles de mesa esquentava com a briga entre Sony, Nintendo e a recém-chegada Microsoft, nos portáteis a Big N continuava com a sua hegemonia.
Depois de anos no topo com o Game Boy, a empresa continuou mandando no mercado dos pequenos consoles com o Game Boy Color, desbancando os ótimos Neo Geo Pocket Color e Wonder Swan Color. Mas apesar dessa liderança, o Game Boy Color era um console inferior tecnicamente em relação a seus concorrentes. Isso acendia o sinal vermelho na empresa japonesa, até porque o WonderSwan Color já havia assegurado 10% do mercado japonês.
A empresa então lança em março de 2001 no Japão o Game Boy Advance. O console mudava significativamente o “estilo Game Boy”, com um formato horizontal e um processador de 32 bit. O console também era colorido, mas ainda sem tela com luz própria – o que fazia com que as duas pilhas “AA” durassem aproximadamente quinze horas.
Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.