Em 2003 a Nokia inovava lançando o N-Gage, um híbrido de console e celular
No capítulo anterior do especial História dos Videogames falamos sobre o Game Boy Advance, console lançado em 2001 que dominou o mundo dos portáteis na sexta geração. Esse domínio aconteceu em meio a várias tentativas de outras empresas de abocanharem uma fatia do mercado. Uma delas foi a Nokia.
Empresa especializada em aparelhos de telefonia celular, a Nokia era pioneira em colocar jogos em seus aparelhos. Quem aí lembra do jogo da cobrinha? Mas eram jogos rudimentares, feitos para uma plataforma que servia principalmente como telefone, onde jogar era algo feito em segundo plano. Com os jogos feitos em Java, a qualidade aumentou, o que fez despertar uma ideia: criar um telefone celular que tivesse como prioridade os jogos. Nascia então o N-Gage.
A promessa era ter um telefone celular de primeira, juntamente com um console portátil de primeira, tudo em um só produto. Anunciado em 2002, o console chegou ao mercado em outubro de 2003. Equipado com processador ARM de 32bit, rodando a 104MHz e utilizando o sistema operacional Symbian – padrão nos celulares da marca na época, o console trazia gráficos semelhantes ao primeiro Playstation, o que para um console portátil era algo acima da média até então. O Game Boy Advance, que liderava o mercado na época, produzia gráficos 3D rudimentares, sendo que a maioria de sua biblioteca ficava no bom e velho 2D mesmo. Então se dependesse de força gráfica, o N-Gage daria trabalho ao console da Nintendo.
Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.