Evento Vale Geek agitou a região de Taubaté em outubro
Por Leonardo Cruz
A equipe do Vídeo Game Data Base esta sempre procurando novas pautas e matérias neste riquíssimo mundo dos videogames. Eventos ligados a cultura gamer e geek se multiplicam por todos os lados, tendo opções para todos os gostos, tamanhos e bolsos diferentes.
Um destes eventos foi o Vale Geek em Taubaté ocorrido nos dias 7,8 e 9 de outubro, o evento contou com participação de estúdios indie de desenvolvimento de games como a Black Box Estúdio, diveros youtubers, concurso de cosplay, campeonato de LOL, além de ampla área de estandes variados e uma arena arcade para retrogamer nenhum botar defeito.
Visitamos diversos estandes no evento, alguns como o estande de quadrinhos, repleto de histórias como Tarzan, Heavy Metal, Mandrake e tantas outras. Tudo isso com atendimento muito simpático do expositor, que dava uma verdadeira aula sobre a historia dos quadrinhos no Brasil e no mundo; E outros como os rapazes da Black Box Estúdio, um estúdio de criação de games em estilo pixel art, que dá um visual bem mais retro na arte, que fica entre 8 e 16 bit, deixando o game com “cara de nostalgia” e com boa qualidade digital.
Foi gratificante caminhar pelo evento e ver a quantidade de pais e mães que estavam com seus filhos aproveitando uma tarde cheia de cultura e diversão, especialmente na arena arcade do evento, estrategicamente colocada no mesmo pátio da arena de LOL onde a maior parte do público jovem do evento se concentrava para o campeonato que estava ocorrendo. Famílias inteiras rindo e se divertindo com clássicos dos fliperamas como Double Dragon, Street Fighter II, Metal Slug, The King of Fighters, Contra e tantos outros. Era nítido que a nostalgia dos mais velhos contagiava as gerações mais novas.
Aproveitamos para bater um papo alguns dos pais que ali estavam, e até desafiamos alguns para aquele embate maroto no bom e velho Street Fighter II, e claro que delicadamente perdemos para que os pais subissem no conceito da molecada (risos).
Apesar do evento não ser do porte retrô, pois não foi especifico para este público, ainda assim se mostrou um prato cheio tanto para os mais jovens, quanto para o público de gosto mais apurado como o retrogamer. Aliás, é fácil verificar que a cada dia que passa a cultura retrogamer se fortifica e caminha lado a lado com a cultura gamer hardcore, o que acaba ampliando o espaço para os games antigos nos eventos gamers, criando assim um atrativo para toda a família.