História dos Videogames: em 1994 a SEGA surpreendeu a todos com o lançamento do Saturn

No capítulo anterior falamos sobre o Sega 32X, acessório lançado para o Mega Drive que tornava o aparelho um 32bit, estendendo sua vida útil e possibilitando que o mesmo competisse com os novos consoles de quinta geração que chegavam no mercado. Mas o foco da Sega estava no novo console da empresa, potente o suficiente para replicar os grandes arcades da empresa e não só competir, mas reinar na quinta geração: o Saturn.

 

O desenvolvimento do console começou em 1992, tendo como base a placa de arcade da SEGA, a Model 1, responsável por games como Virtua Fighter e Virtua Racing. Como se tratava de um hardware bastante caro, a Sega teve que procurar alternativas. Eis que a empresa se juntou à Hitachi para criar a CPU do Saturn: o SH-2. Em 1993 a arquitetura do console estava praticamente pronta. Porém, a empresa recebeu informes sobre as especificações do Playstation, primeiro console da gigante dos eletrônicos Sony, e percebeu que teria que aumentar a potência do console. Conclusão: o Saturn se tornou uma verdadeira salada tecnológica, com dois CPU’s SH-2 e mais seis processadores auxiliares.

 

O interessante é que durante o desenvolvimento do console, a SEGA teve a chance de fechar parcerias tanto com a Silicon Graphics (que futuramente se juntou à Nintendo para desenvolver o Nintendo 64) como com a Sony (que decidiu lançar um console por conta própria, depois de tentativas de parceria com a Sega e também com a Nintendo). Qualquer uma dessas parcerias poderia ter mudado significativamente (ou não!) o panorama da indústria do videogame.

 

Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.

Galeria de fotos

Parceiros