Lançamento da Collection of Mana

 

Por Optmium4

 

Um dos primeiros jogos de Switch lançados foi a versão japonesa de Collection of Mana de 2017. Era um pacote muito simples, com versões emuladas dos três primeiros jogos da série Mana. Dois anos depois, a versão americana não muda muita coisa. A Collection of Mana é um pacote com o Trials of Mana: Final Fantasy Adventure para o Game Boy (desde quando a série era mais explicitamente um spinoff de Final Fantasy), o amplamente amado Secret of Mana para Super NES, e Provas de Mana.

 

 

Trials of Mana é um remake 3D completo do original SNES, com novos sistemas de nivelamento e habilidade e vem adaptado para as plataformas Switch, PS4 e Steam. É o novo nome oficial dos EUA para Seiken Densetsu 3, a sequência do título de Super Nintendo para Secret, que saiu em 1995 no Japão, mas nunca foi lançada no Ocidente - até agora. A Square Enix está anunciando dois lançamentos: um como um remake moderno completo em 2020, e outro com sua forma original de 16 bits nesta coleção. É incrível que a Square Enix tenha traduzido o Seiken 3 para esta coleção. Novas traduções de jogos antigos acontecem muito raramente, e este é certamente o mais complexo projeto de tradução do antigo jogo que já foi oficialmente feito em uma editora de jogos. 

 

 

Por outro lado, a Collection of Mana é tão simples quanto uma coleção retrô pode ser. Há um tocador de música e algumas opções gráficas diferentes para a exibição, e é só isso. Quando a coleção saiu originalmente no Japão, ela nem tinha manuais que ensinassem como jogar os jogos. O que havia, era um gráfico muito básico que mostrava o layout do esquema de controle, mas não explicava como os jogos funcionavam na prática. Isso é um problema, pois são RPGs bastante complicados que, como a maioria dos outros jogos da época, não se explicam. O Trials of Mana, em particular, é um jogo complexo que agora vem com um manual de 48 páginas repleto de pequenos textos explicando todas as suas facetas. De fato, quando a Coleção de Mana foi lançada no Japão em 2017, os jogadores imediatamente reclamaram da falta de manuais. Em alguns dias, a Square Enix fez o upload de alguns para a Web e, em seguida, emitiu uma atualização de software que adicionava manuais digitais ao próprio jogo. Eles estão faltando na versão americana, e acho que muitos jogadores estarão correndo para o GameFAQ nos próximos dias.

 

 

A Collection of Mana pode ser simples, mas essa simplicidade também tem suas vantagens. A Square Enix geralmente parece estar sob a impressão de que, se relançar seus jogos clássicos, tem que colocar um filtro gráfico bruto neles, mudar a fonte para Arial e fazer outras coisas totalmente desnecessárias em nome do "progresso" quando o que todos querem são os jogos originais em boa emulação. É isso que outros jogos clássicos como Final Fantasy, Chrono Trigger e Square merecem, e nada menos.

Galeria de fotos

Vídeos

Parceiros