Museus do Videogame terão mostras integradas entre Brasil e Portugal
Além do intercâmbio de itens que fizeram parte da história da evolução dos videogames, Brasil e Portugal vão trocar também exposições integradas com o Museu do Videogame Itinerante e o Nostálgica, de Lisboa. A assinatura da parceria foi feita durante o Museum Connections 2016, um dos principais eventos de museus da Europa, que aconteceu em Paris. O Museu do Videogame Itinerante, nascido em Campo Grande, foi um dos 10 brasileiros escolhidos pelo Ministério da Cultura e Ibram - Instituto Brasileiro de Museus para representar o país nesse encontro.
O primeiro videogame fabricado no Brasil foi o Telejogo Philco Ford, em 1977. Ele era um console ao estilo pong, com acabamento em madeira, que trazia apenas três jogos: Futebol, Tênis e Paredão. Na Europa, em Portugal, também em 1977, nascia o TV Brinca, um console ao estilo pong, fabricado pela Vitrhom.
De lá para cá, devido às características de cada país, a história dos videogames se desenvolveu de formas diferentes no Brasil e em Portugal, mas ambos tiveram uma trajetória com pontos em comum na evolução para as oito gerações de consoles nos últimos 39 anos.
Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.