Novo videogame Retro VGS promete resgatar a nostalgia dos jogos em cartuchos
Começou há poucos dias no site de financiamento Coletivo Indiegogo a campanha para arrecadação de fundos de um novo videogame: o Retro VGS. Até aí tudo bem. Não seria a primeira vez que desenvolvedores buscam essa alternativa para financiar o projeto de um novo console, vide o Ouya. Só que dessa vez não se trata de um console Android, como este último que citamos e nem mesmo um console que serve apenas para emulação, como o Retron 5.
O Retro VGS é uma plataforma totalmente nova e que utiliza como mídia para seus jogos os conhecidos cartuchos. Sim! Cartuchos!! Talvez nosso caro leitor conheça esse antigo artefato com o nome de “fita”. Com a onda retro que invadiu o mercado dos games, trazer de volta os cartuchos é algo que causa suspiros em muitos gamers. Afinal, o último console de mesa a utilizar essa tecnologia foi o Nintendo 64, lançado em 1996. De lá para cá, as mídias em disco dominaram o mercado: CD, DVD e o mais recente Blu-Ray.
Mas não é só na mídia escolhida que o Retro VGS chama a atenção. A carcaça do console é praticamente idêntica à do Jaguar, último console da Atari, lançado em 1993. Isso porque, para baratear custos, os desenvolvedores do Retro VGS conseguiram adquirir os moldes/prensas industriais, utilizados pela Atari na época para a construção dos consoles e também dos cartuchos, o que gerou uma economia de meio milhão de dólares no projeto. Além disso, foram feitos pequenos ajustes para deixar o design mais atual.
Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.