O controle maluco de Ape Escape
Por Victor Ponciani
Todos sabemos o hype que um console inédito pode trazer. Desde novos jogos a um novíssimo controle, tudo é muito animador. Assim, hoje em dia não é de se surpreender quando a indústria tenta inovar no quesito jogabilidade. Mas o que poucos param para pensar é como se adapta algo novo, como mostramos a capacidade de algo que ainda não foi visto por ninguém? É aí que Ape Escape aparece para ajudar.
Confira esse e muitos outros games na loja Player Dois
Ape Escape é um jogo do PlayStation 1 criado e publicado pela própria Sony com o objetivo de mostrar a capacidade do que era até então uma novidade: o controle dual shock. A história da obra é bem simples. Ela foca no macaco Specter, que se tornou sedento por poder após um capacete experimental dar errado. Dessa forma, o protagonista chamado Spike precisa viajar no tempo para impedir o recém-criado vilão de reescrever a história da humanidade.
Mesmo sendo simples, a narrativa funciona totalmente.
Temos que pegar!
O principal objetivo de Ape Escape é capturar os pequenos macacos comandados por Specter. Para isso, você terá vários acessórios que variam desde um bastão para nocautear os animais a uma rede para capturas. Porém, o meu favorito é um radar para encontrar onde esses macaquinhos estão, mas por que eu amo esse radar?
É exatamente com esse item que conseguimos ver onde os macacos estão, mas também uma pequena informação sobre eles. Por exemplo, se eles são agressivos ou se estão em uma área de fácil acesso. No entanto, o que mais gosto é poder ver suas personalidades, além de ações como descansando ou interagindo uns com os outros.
Tudo isso adiciona um pouco de estratégia e vida ao jogo, pois ao invés de correr por aí tentando capturar cada um, o jogador pode planejar seu percurso mais cuidadosamente. Ou seja, só é surpreendido quem quiser.
Mas e o controle?
O DualShock consegue trazer ao mesmo tempo simplicidade e complexidade à jogabilidade de Ape Escape. Hoje em dia, estamos acostumados a usar o controle da seguinte forma: com o analógico esquerdo movimentamos o personagem e com o direito movimentamos a câmera. Porém, aqui ele foi usado como uma forma de coordenar seus ataques.
As diversas ferramentas que você recebe para ajudar na captura ficam nos botões principais, contudo seus ataques são feitos com o analógico direito. Em suma: se você quer golpear um inimigo à sua direita, por exemplo, tudo o que é preciso fazer é mover o direcional para o lado correto e ele irá atacar.
É verdade que no começo, é um pouco difícil de se acostumar com esta maneira de jogar, principalmente com cada uma das ferramentas que você ganha, pois elas trazem um movimento diferente com o controle.
Por outro lado, isso também deixa os ataques bem precisos, permitindo que até o fim da aventura, você esteja totalmente acostumado com a jogabilidade. Mas não vou mentir, às vezes tanta troca de movimentos rápidos pode ser um pouco demais para o seu dedão.
Vale a pena jogar Ape Escape?
Ape Escape ainda é uma joia do seu tempo. Mesmo com o controle sendo um pouco confuso para quem nunca enfrentou essa jogatina, não dá para negar que pouquíssimos games atualmente decidem usar 100% da capacidade dos recursos do console.
Atualmente, o título está disponível na plataforma retrô do PlayStation 4 ou 5. Se nunca deu uma chance para essa jornada, essa pode ser uma excelente oportunidade!
Você gosta dessa obra? Deixe sua opinião na comunidade do VGDB!