Os cinco melhores jogos do Game Gear
Por Ricardo Syozi
O Game Gear conseguiu se destacar na década de 90 por causa de sua tela colorida e acabamento considerado premium na época. Porém, o que realmente faz um console ser bom ou não são seus jogos. Nisso, o portátil da Sega pode se sentir orgulhoso, já que sua biblioteca oferece belos títulos para os mais diversos gostos. Separei os meus cinco games favoritos do (nem tão) pequeno notável.
Confira alguns desses games na Loja Player Dois, parceira do VGDB!
Ayrton Senna's Super Monaco GP II
Curtir as voltas e desafios de pistas ao redor do mundo, esse clássico da Sega faz parte da infância de muitos jogadores por aí. Há apenas dois modos: World Champion, que é um campeonato com qualificações e pontos; e Free Practice, que permite um treinamento para que o jogador se acostume com cada trajeto. Durante as corridas, o caminho da pista fica na parte superior, enquanto que a ação fica na inferior. O desafio não é absurdo, o que ajuda aqueles que não são tão familiarizados com Fórmula 1. Vale muito a jogatina!
Dragon Crystal
Um belíssimo exemplo do gênero dungeon crawler, essa aventura coloca o protagonista em uma jornada por um mundo desconhecido ao lado de um dragão. Cada nova área traz um labirinto cheio de inimigos, com uma variedade bacaninha e momentos que forçam decisões por parte do jogador. Gosto muito das músicas, mesmo que repetitivas, mas que dão o clima de desconhecido. Se busca por desafio e exploração, esse jogo de Game Gear é uma excelente opção para a sua coleção.
Shining Force: The Sword of Hajya
Essa sequência direta de Shining Force: Gaiden traz muitos dos mesmos elementos como estilo em RPG tático, personagens carismáticos e animações lindas. É claro que tudo isso funciona com o objetivo de fazer com que a narrativa focada em uma guerra siga o seu desenvolvimento. Minha parte favorita é quando meu personagem chega ao nível 10, assim, posso promovê-lo de classe. Sempre me divirto com a expectativa de como cada soldado vai ficar nessa promoção. Vale destacar que esse jogo de Game Gear faz parte de Shining Force CD.
GG Aleste 2
Os games de navinha podem não ser abundantes no portátil da Sega, mas são muito bem representados com a série Aleste da Compile. Esse título traz a mesma jogabilidade dinâmica e desafiadora da franquia, mas com características feitas para o console. É possível escolher a sub-arma que vai usar nas fases, por exemplo, além de tudo estar otimizado para a pequena tela. Preciso destacar as músicas excelentes e os seis estágios empolgantes. Não é o jogo mais difícil do Game Gear, mas é um que exige prática para que o jogador consiga dominar.
Streets of Rage
Poder jogar um dos melhores exemplos do gênero beat 'em up de forma portátil é algo incrível, ainda mais em 1992, ano de lançamento de Streets of Rage para o Game Gear. Para quem pensa que a aventura é muito inferior à sua contraparte no Mega Drive, essa concepção está longe de estar correta. Mesmo com gráficos e performance diferentes, a jogabilidade, fases e desafio estão todos lá. Dessa forma, é possível tratar essa empreitada como algo distinto, totalmente focado em seu console. Se nunca conferiu a aventura de Axel e Blaze no GG, então não perca tempo e experimente!
Você já conhecia algum desses jogos de Game Gear? Qual o seu favorito do sistema? Deixe sua opinião na comunidade do VGDB!