Review: Capcom Fighting Collection
Por Ricardo Syozi
Capcom Fighting Collection é mais uma coletânea que a empresa japonesa vem lançando nos últimos anos. Focada em games de luta, o título chegou em junho de 2022 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PCs. Há tanto obras consagradas como Hyper Street Fighter 2 quanto as mais obscuras como Red Earth. Porém, será que essa coleção é o suficiente para reviver a jogatina 1x1 dos arcades da década de 90?
Confira esse e mais outros jogos na loja Player Dois
Primeiramente, vamos apontar quais são os 10 jogos disponíveis aqui:
Darkstalkers: The Night Warriors;
Night Warrior's: Darkstalkers Revenge;
Vampire Savior: The Lord of Vampire;
Vampire Hunter 2: Darkstalkers Revenge;
Vampire Savior 2: The Lord of Vampire;
Red Earth;
Cyberbots;
Super Puzzle Fighter 2 Turbo;
Hyper Street Fighter 2;
Super Gem Fighter Minimix.
Pois é, deu para notar que há cinco títulos da franquia Darkstalkers, sendo dois deles exclusivos do Japão até então: Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge e Vampire Savior 2: The Lord of Vampire. Para explicar a confusão, esses dois jogos são versões atualizadas de Vampire Savior: The Lord of Vampire, o terceiro na cronologia oficial. Há cores diferentes e pequenas mudanças no balanceamento e gameplay.
Agora que a confusão está arrumada, vale entendermos o que essa compilação traz de valioso e o que poderia ser melhor.
Os jogos de luta da coleção
Cada um dos games da lista são versões emuladas de seus respectivos títulos. Assim, qualquer jogador que curtiu na época, se sentirá em seu fliperama favorito logo de cara. A jogabilidade das obras continua excelente, permitindo combos e estratégias que sempre funcionaram. Para quem fica na dúvida se a emulação é satisfatória, pode ficar tranquilo. Tudo roda muito bem, sem nenhum percalço e a 60 quadros por segundo.
Além disso, o menu é muito similar à coletânea Capcom Beat' em Up Collection. Tudo é simples e direto, oferecendo fácil acesso às ROMs e suas opções. É possível alterar controles, dificuldade, entre outros recursos de cada título. Como em muitas compilações com foco no retrô, aqui também há opções de filtros, mas é algo que eu nunca utilizo.
Por outro lado, senti falta de outros sucessos da Capcom no repertório. Ter cinco versões de Darkstalkers é ok, mas eu trocaria duas delas por Rival Schools e Tech Romancer, por exemplo. Isso sem contar que Super Puzzle Fighter não é bem um jogo de luta, né?
Online e mimos para os fãs
Para quem busca uma experiência parecida da época dos "contras", a boa notícia é que Capcom Fighting Collection traz o rollback netcode nas lutas online. Dessa forma, os confrontos rodam muito bem, com quase nada de lag. A versão que testei é a de Xbox One. Joguei mais de vinte partidas e apenas uma delas teve travamento, mas essa foi contra um adversário do Japão. Então está perdoado.
É possível selecionar mais de um game para aguardar por um oponente, detalhe que achei muito bacaninha, pois facilita os encontros e diminui o tempo de espera. Há opções de lutas ranqueadas ou casuais, garantindo uma batalha para qualquer tipo de jogador.
Por último, também preciso apontar para os extras inclusos no pacote. Há diversas artes dos games para conferir, algumas totalmente originais e inéditas. Uma opção com as trilhas sonoras também pode ser acessada, garantindo horas de músicas maravilhosas por compositores inesquecíveis da indústria.
Vale a pena jogar Capcom Fighting Collection?
No geral, essa coletânea vale muito a jogatina. Os jogos rodam bem, os extras são muitos e as partidas online são empolgantes. Poder curtir Darkstalkers em todo o seu esplendor é algo sensacional, por exemplo. No entanto, o preço pedido de 199 reais pode afastar quem já não é fã desses games. Ficando difícil sugeri-lo para pessoas mais novas e casuais.
Caso o seu objetivo seja o de reviver os dias dos fliperamas, então Capcom Fighting Collection merece estar em sua coleção. Porém, se você quer apenas conhecer essas obras, então é melhor esperar por uma promoção nas lojas digitais.
Conta pra gente se pretende adquirir essa compilação. Qual game quer jogar primeiro?
Análise feita com código cedido pela editora.