Review: Gestalt: Steam & Cinder

Por Ricardo Syozi

Gestalt: Steam & Cinder é um jogo no estilo metroidvania lançado no dia 16 de julho nos PCs, que tem como tema um mundo steampunk no qual a protagonista investiga uma situação envolvendo corrupção e uma guerra de centenas de anos. A jogabilidade é toda em 2D, com vários elementos de RPG pelo caminho e uma trilha sonora interessante. Saiba mais sobre a aventura nas linhas a seguir.

Grande foco em narrativa

O jogo do estúdio Metamophorsis Games segue a jornada da protagonista Aletheia  — uma mercenária cheia de estilo — que se aprofunda em uma conspiração que pode acabar com a humanidade. A jovem vive na cidade de Canaan, um local dominado por tecnologia de vapor e governado por uma elite opressora, mas que tem um líder interessado em alcançar uma paz em uma guerra que dura séculos.

Mesmo sendo um título do gênero metroidvania, que exige bastante exploração e backtracking, Gestalt: Steam & Cinder se diferencia de outros games por focar bastante na narrativa. E quando digo bastante, é exatamente isso o que quero dizer. Constantemente o seu caminho será interrompido por cutscenes longas e muitas linhas de texto, que mesmo engajando o jogador na história, também acaba quebrando o ritmo fluído da aventura. Por outro lado, há tantas reviravoltas nas cerca de seis horas de jogatina, que às vezes parece difícil de acompanhar tudo. Personagens que acreditamos ter uma certa índole, acabam se mostrando muito diferentes, por exemplo. 

gestalt

Jogabilidade com muito fôlego

Como mencionado, o game segue a fórmula do metroidvania, que exige a aquisição de novas habilidades para prosseguir e explorar cada canto do mapa. A protagonista consegue atacar com sua espada e arma, além de usar movimentos de esquiva e pulos certeiros para alcançar pontos estratégicos. Há dezenas de itens e acessórios para encontrar, além de colecionáveis, como os cachorros da raça corgi. Você também pode aceitar missões extras, como derrotar uma quantidade fixa de inimigos, para ganhar mais recursos e melhorar seus equipamentos.

O sistema de RPG se encontra na área de talentos, que permite ao jogador deixar Aletheia mais no seu jeito, seja focando no combate corpo a corpo ou melhorando sua arma de fogo para investidas à distância. Porém, não há uma enorme variedade de esquemas, então no fim das contas, você acaba montando uma build mais eficiente no geral, já que não é possível escapar de lutas contra os chefes e inimigos mais comuns. Isso quer dizer, que no fim das contas, o jogador acaba focando suas habilidades na mescla de estilos de luta.

gestalt steam & cinder

Roda bem como máquina a vapor

Por trazer um visual de pixel art, não é de surpreender que Gestalt: Steam & Cinder rode bem até mesmo em PCs mais fracos. Em minha jogatina, não encontrei nenhum bug ou glitch, tudo rolou de forma bem fluida do começo ao fim. O título já está certificado no Steam Deck também, perfeito para quem prefere a jogatina portátil. Nos quesitos técnicos, o game não faz feio. Os gráficos são bonitos e cheios de detalhes, enquanto a trilha sonora é bem competente. A jogabilidade funciona super bem nos controles e no teclado, dessa forma, o jogador pode seguir com sua preferência sem nenhuma dor de cabeça.

gestalt

Vale a pena jogar Gestalt: Steam & Cinder?

O game custa (no momento desta publicação) R$ 59,99, um preço bastante honesto para o que entrega. Como todo bom metroidvania, a aventura não demora para acabar, mas também não se arrasta. Contudo, se você não é fã de longas partes de história em jogos do gênero, então pode ser que Gestalt: Steam & Cinder não seja muito interessante para o seu apetite.

De qualquer forma, a jornada oferece uma experiência rica e envolvente para os fãs de jogos metroidvania e de narrativas profundas. Com sua combinação de jogabilidade desafiadora, uma história intrigante e um mundo steampunk detalhado, a obra certamente vale a pena ser conferida. Se você está em busca de uma aventura que mistura ação, exploração e uma boa dose de mistério, este título pode ser uma excelente adição à sua biblioteca.

Galeria de fotos

Parceiros