Review: Raiden III x MIKADO MANIAX
Por Ricardo Syozi
Lançado em 2005 nos arcades japoneses, Raiden III trouxe o mesmo estilo frenético e desafio absurdo de seus antecessores. Em 2023, o jogo recebeu novos ares com uma repaginação para o Nintendo Switch. Se você já é fã da série, então se sentirá em casa com os power-ups e o ritmo dos inimigos, mas se essa será a sua primeira empreitada na franquia, se prepare para um excelente shmup.
Confira esse e outros games em mídia física na loja Player Dois
Prepare as fichas
Vamos direto ao ponto: Raiden III x MIKADO MANIAX traz sete fases desafiadoras, com naves inimigas surgindo aos montes, enchendo a tela de tiros para te derrubar. Você precisa derrotar o máximo que puder, enquanto desvia das investidas. No fim de cada trajeto, um chefe te espera. Ele vai exigir que você aprenda seu padrão para sair com a vitória.
Até aí, nada fora do gênero shmup (ou jogo de navinha, como prefiro chamar). Contudo, a franquia desenvolvida pela Moss tem a sua própria marca, que é amada pelos fãs do estilo. A jogabilidade é simples, com um botão para atirar e outro para soltar a bomba que acerta tudo na tela. Os power-ups trazem três formatos: a vulcan, que é a arma padrão; o ion laser, que é bastante potente; e o proton laser, que oferece um tiro constante e mais fino.
Você também pode pegar armas secundárias, como mísseis, foguetes e teleguiados. A combinação perfeita é bastante pessoal, dando a cada jogador uma forma única de enfrentar as hordas inimigas em Raiden III x MIKADO MANIAX. É claro que não podemos esquecer das bombas, que podem salvar a sua vida em momentos de maior dificuldade. Vale aprender a usá-las de maneira coerente durante as fases.
Prepare os ouvidos
No geral, o game é o mesmo da versão de arcades de mais de 15 anos atrás. Porém, a Moss adicionou bastante novidade nesta versão para animar os fãs de longa data. Primeiramente, há músicas inéditas de uma grande variedade de artistas e bandas. Em minha opinião, só essa adição já faz valer a aquisição, já que há faixas excelentes para animar a jogatina.
Há tanto versões originais da trilha sonora quanto as remixadas. Você pode escolher qual faixa quer ouvir durante os níveis, além de poder escutar todas as músicas na hora que quiser a partir da tela inicial. Minha favorita ainda é a da segunda fase, mas aproveitei para curtir tudo mesmo quando não estava encarando as naves inimigas.
Além disso, o título traz ranking online para os aficionados por pontuação. Conseguir alcançar o topo da lista será um feito apenas para os jogadores mais imponentes, mas ainda assim é muito divertido tentar. É possível customizar a experiência com bordas distintas e, até mesmo, mudar o formato da tela para o tate mode, que permite deixar a jornada ainda mais imersiva.
Prepare as bombas e o bolso
Mesmo com tantas adições, Raiden III x MIKADO MANIAX sofre das mesmas características de 2005. O game é curto demais para um jogador mais experiente ou para aquele que quer abusar das bombas e dos continues. Alguns dos chefes são genéricos e pouco interessantes, em especial os da terceira e quarta fase, que bastante parecidos.
Outro ponto negativo é o preço pouco convidativo para novatos na franquia. Na eShop do Nintendo Switch, o jogo está custando R$ 159,99. Para quem não é apaixonado pelo gênero, o valor é salgado para menos de uma hora de gameplay. Já para quem é velhaco nos shmups, há muito o que tirar da aventura espacial.
Vale a pena jogar Raiden III x MIKADO MANIAX?
A adição de novidades e recursos relevantes fazem com que esta empreitada na franquia Raiden seja uma excelente obra. O alto desafio, a trilha sonora formidável e os modos de jogo agradam qualquer entusiasta do gênero. No entanto, se você não é acostumado com shmups, talvez seja melhor esperar por uma promoção para colocar Raiden III x MIKADO MANIAX em sua coleção do Nintendo Switch.
De qualquer forma, essa é a melhor maneira de experimentar o jogo, então se você curte a série da Moss, então não perca tempo e adquira essa belezinha.
Deixe sua opinião sobre a franquia na comunidade do Facebook do VGDB!