Shenmue no PS2 e Xbox: Isso teria salvado a franquia milionária da SEGA?

Como poderia ser a capa de Shenmue para o PS2 (Imagem: Weder Welton)

Por Weder Welton

Há 25 anos, a SEGA apresentou ao mundo seu projeto mais ambicioso até então para seu console doméstico.

Produzido pelo estúdio SEGA-AM2, o jogo "Shenmue" prometia oferecer uma nova experiência ao jogador. Com um orçamento exorbitante para os padrões da empresa e da época, Yu Suzuki fez a SEGA gastar nada menos que US$ 47 milhões! Uma aposta arriscada dos japoneses para alavancar as vendas do Dreamcast e tentar competir com o tão aguardado lançamento do PlayStation 2 da Sony, em março de 2000.

Com a proposta de uma jornada em um mundo aberto, cheio de NPCs dando dicas ao protagonista da trama, o jovem Ryo Hazuki, e uma jogabilidade com upgrades e quick-time events, o jogo da SEGA foi bem elogiado pelas revistas especializadas, conquistando uma grande parcela de fãs pelo mundo. No entanto, foi um fracasso de vendas.

Pagando o preço de ser exclusivo do Dreamcast, o jogo ainda teve uma continuação em 2002, mas não conseguiu atingir seu maior objetivo: se tornar um sucesso comercial e uma franquia bem-sucedida. A SEGA falhou em sua última tentativa no mercado de hardwares, não obtendo o retorno financeiro necessário e ficando à beira da falência. Com a saída prematura do Dreamcast do mercado, parecia que a história da empresa terminaria ali, e Shenmue seria mais um produto da SEGA a ser abandonado e esquecido.

A Reestruturação da SEGA e a Sobrevida de Shenmue

Até que, em 2002, com a doação de US$ 500 milhões do "mártir" CEO da empresa, Sr. Isao Okawa, para sanar todas as dívidas da SEGA, a empresa conseguiu se reestruturar e abrir seu catálogo de jogos, que antes eram exclusivos do Dreamcast, para os consoles concorrentes, fazendo acordos com Nintendo, Sony e Microsoft. Foi aí que Shenmue ganhou uma sobrevida.

Exatamente 25 anos depois, em uma entrevista à revista nipônica FAMITSU, dois desenvolvedores da AM2 que trabalharam com Yu Suzuki no projeto revelaram algo inédito até então: a SEGA planejou levar Shenmue I e II para PlayStation 2 e Xbox (clássico) no final de 2002.

O programador Norikazu Hirai afirmou à Famitsu: “Sim, existiu um port de Shenmue para PS2 e estava operacional. Alteramos o sistema gráfico e o tornamos totalmente jogável no console da Sony. Este port já estava finalizado e com melhorias visuais, mas não chegou a ser lançado”.

Outro programador da AM2, Makoto Wada, complementou: “Os shaders do Dreamcast foram corrigidos e precisavam ser reprogramados para funcionar no PlayStation 2. As GPUs são completamente diferentes, então fizemos as alterações e as instalamos no jogo".

Norikazu Hirai acrescentou: "Também existiu um port para o console da Microsoft, que foi desenvolvido na mesma época! Tive que mudar o código-fonte do jogo original (engine) que eu tinha escrito em Assembly. Foi muito difícil convertê-lo para C++ e rodar no Xbox".

Sobre o motivo de a SEGA ter cancelado esses dois ports, Makoto Wada finalizou: "O que eu sei é que a versão para Xbox não foi lançada por questões de marcas registradas, e não técnicas. O Shenmue I japonês estava vinculado a produtos reais, como relógios Timex e latas de Coca-Cola, Fanta e cafés Georgia. Isso fez Peter Moore (Sega of America) decidir levar apenas Shenmue II (localizado) para os EUA”.

Seja como for, independentemente das decisões comerciais da SEGA na época, o fato é que Shenmue I e II poderiam ter ganhado uma sobrevida nos consoles da Sony e da Microsoft, com melhorias gráficas e conteúdos extras. O mais importante: a equipe de Yu Suzuki teria o capital necessário para dar continuidade aos capítulos 3 e 4, programados desde o início do projeto Shenmue, lá em 1998, no Sega Saturn.

Assim, todos os fãs da saga da família Hazuki não ficariam órfãos por décadas, e Shenmue não seria esta jóia perdida na biblioteca exclusiva do Dreamcast, totalmente esquecida até seu relançamento para consoles atuais e PCs, juntamente com o mal-sucedido Shenmue III, que, sinceramente, acabou enterrando de vez a esperança de uma longa e marcante saga nos games!

Galeria de fotos

Parceiros