Stranger of Paradise Final Fantasy Origin parece genérico até demais
Por Ricardo Syozi
Os desenvolvedores do pouco aguardado Stranger of Paradise Final Fantasy Origin afirmaram em uma entrevista para o site Destructoid que o jogo tem influências de Dark Souls, Devil May Cry e, claro, Final Fantasy. Porém, aí me pergunto: como um título com referências de três franquias maravilhosas conseguiu apresentar apenas o puro caldo do "mais do mesmo" em tudo o que mostrou até aqui?
No comando da obra, temos o produtor Jin Fujiwara e o diretor Daisuke Inoue, dois nomes com pouca experiência nos respectivos cargos. É claro que isso não é motivo para desenvolver uma obra com poucas ou nenhuma ideia nova, mas mesmo assim me senti decepcionado em todos os níveis possíveis até agora.
A temática de "enfrentar o caos" e salvar o mundo já é entediante por si só, mas Stranger of Paradise Final Fantasy Origin alcança um outro patamar no quesito "o quanto consigo ser genérico". A arte que abusa do cinza, os personagens com suas faces de seriedade e até mesmo a jogabilidade de exploração e ação não conseguem chamar atenção positiva alguma.
Qualquer empolgação fica ainda mais difícil se pensarmos que em 2022 jogos como Elden Ring, Starfield, Horizon Forbidden West e a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild marcarão presença nas casas dos gamers. Como alguém arranjaria tempo para jogar uma aventura simplória como essa empreitada da Square Enix?
A saída até agora encontrada pela equipe de desenvolvimento é a de se conectar com os fãs de Final Fantasy. Foram prometidas muitas partes como dungeons e locais que remetem a mundos conhecidos da clássica série de RPG. Se referências são o suficiente para você juntar hype para um título, então estará em casa nessa aventura.
No fim das contas, eu espero estar errado. Gostaria que Stranger of Paradise Final Fantasy Origin me surpreendesse com muito mais originalidade e ideias bacaninhas do que foi apresentado até agora. Porém, conhecendo a indústria de jogos AAA, minhas esperanças são quase nulas.
O game será lançado no dia 15 de março de 2022 para PC, consoles da linha Xbox e PS4/PS5.