Windjammers 2 vale cada ficha; confira nossa análise
Por Ricardo Syozi
Depois de mais de 25 anos, os fãs das competições de disco 1 x 1 podem finalmente voltar para a arena. Windjammers 2 chega para consoles e PC em grande estilo, trazendo a mesma jogabilidade viciante do primeiro título lançado em 1994. Saiba nesta análise do VGDB se a espera valeu a pena.
Essa nova empreitada de um clássico dos fliperamas e do Neo Geo foi desenvolvida pela Dotemu, empresa que está ficando bastante popular em reviver jogos que trazem bastante nostalgia. Assim como foi visto em Streets of Rage 4 e Wonder Boy: The Dragon's Trap, toda a essência foi mantida na jogatina, mas novos elementos foram introduzidos para dar uma sensação mais moderna. E como sempre, a Dotemu acertou em cheio.
As partidas de Windjammers 2
Para quem já conhece o original ou está se preparando para encarar as disputas pela primeira vez, vale uma pequena explicação sobre o esporte praticado no game. No geral, cada partida é encarada por dois jogadores. O objeto em foco é um disco similar ao usado no frisbee que é lançado o tempo todo pelos competidores com o intuito de acertar o gol adversário para marcar pontos.
Parece simples e é.
Porém, há movimentos para confundir o oponente como rebater o disco nas paredes ou lançá-lo de forma mais fraca para cair no chão perto da rede. Realizar essas jogadas é algo primordial para garantir os pontos e, consequentemente, a vitória. Sendo assim, Windjammers 2 pode ser encarado como um jogo casual ou como algo de grande nível competitivo. Tudo depende de quem está no controle.
Há 10 personagens com estilos diferentes de jogo para se escolher. Alguns priorizam a velocidade, outros a força, e claro que há alguns nomes que são mais equilibrados. A parte mais bacaninha é que é possível notar a diferença entre eles, fazendo com que o jogador consiga escolher o que melhor se encaixa em seu estilo. Além disso, cada competidor possui o seu próprio movimento especial que é usado quando a barra está cheia, então fica a dica para testar todos antes de decidir o seu "main".
Puro fliperama
Há tamanho foco na jogabilidade de Windjammers 2 que um jogador desavisado pode acabar sentindo que falta conteúdo no todo. A verdade é que a Dotemu priorizou a experiência dos fliperamas (arcades) com o título. Sendo assim, não há muito o que fazer além de ficar bom nas partidas e encarar outros jogadores.
Não há um modo história no game. Em seu lugar há um modo Arcade que coloca o jogador encarando cinco rodadas de disputas para se consagrar campeão. Nisso, há duas brincadeiras bônus divertidas que ajudam a dar um respiro entre as difíceis partidas.
O modo Versus que pode ser curtido no multiplayer offline ou contra a CPU, mas o que realmente brilha em Windjammers 2 é o seu modo online. As partidas rolam lisas tanto na rankeada quanto na casual. Isso deve-se ao fato de usar rollback netcode, o que é uma necessidade para qualquer título similar que quer oferecer uma experiência online satisfatória.
Com isso em mente, fica fácil indicar o jogo para quem quer a sensação de ser o rei dos fliperamas, comendo "fichas" dos adversários enquanto enfrenta todos que surgirem.
É muito estilo
Toda a apresentação em Windjammers 2 segue o que a Dotemu vem apresentando em seus títulos. As cores são bastante chamativas, dando um toque de verão pra tudo no game. A arte dos personagens é muito bacaninha, destacando várias características de cada nome e sua nacionalidade.
As músicas são ótimas. Trazendo um grande ênfase no baixo em várias faixas. Além disso, os efeitos sonoros são de extrema qualidade. Preciso destacar as vozes dos personagens. Cada um fala algo em sua língua nativa, ou seja, nada de ver um brasileiro falando em inglês quando é selecionado.
No fim do dia, Windjammers 2 oferece um senhor jogo para quem curte disputas ferrenhas e uma curva de aprendizado satisfatória. Por outro lado, se o jogador busca algo além disso, posso garantir que este jogo da Dotemu não é a melhor opção para gastar o seu rico dinheirinho.
É um ótimo game, sem dúvida, mas principalmente para quem quer jogar várias partidas contra outros jogadores ao redor do mundo.
Nota final: 9/10