Sega Mega Drive

SEGA VR (cancelado)

Acessório do tipo óculos de realidade virtual, que estava sendo produzido pela Ono-Sendai e Sega of America, para uso com o Mega Drive. Ele foi anunciado em 1991 e ficou em desenvolvimento por vários anos, mas jamais chegou a ser lançado, sendo cancelado ao final de 1994, muito provavelmente em razão das dificuldades técnicas de produzir um aparelho de realidade virtual caseiro naquele tempo. Além disso, preocupações com questões de saúde também existiam, afinal, a realidade virtual ainda era um conceito totalmente novo nesse mercado.

 

A promessa da SEGA era de um sistema de realidade virtual completo, com 360 graus de imersão, conectado ao Mega Drive, sem necessidade inclusive de utilização de televisão e a um custo baixíssimo, considerando o nível da tecnologia.

 

O acessório foi mostrado ao público pela primeira vez na CES de verão de 1993, com preço sugerido de 200 dólares e um novo título provisório: Virtual VR, nome utilizado para puxa junto a linha de jogos em Full Motion Video que a SEGA também denominava provisoriamente como Virtual VCR. Tinha previsão de lançamento para dezembro do mesmo ano nos Estados Unidos, com lançamento na Europa prevista para o ano seguinte.

 

Quatro jogos estavam em desenvolvimento para uso com o óculos VR, todos cartuchos de 16Mb cada: Nuclear Rush (incluso com o acessório), Iron Hammer, Matrix Runner e Outlaw Racing. Um port do hit dos arcades Virtua Racing também tinha previsão de lançamento, além de um sexto jogo de nome Chameleon, que supostamente seria a continuação de Nuclear Rush. A Sega of America apostava alto no acessório, fazendo uma apresentação bem pomposa dele na CES. Inclusive era possível aos jornalistas presentes testarem o óculos VR em sessões privadas.

 

Enfrentando dificuldades técnicas para tornar o óculos principalmente seguro para a saúde das pessoas, já que haviam estudos indicando que o uso superior a trinta minutos já poderia causar problemas permanentes na visão dos usuários, a SEGA adiou o lançamento do final de 1993 para agosto de 1994. Mas aos poucos o hype inicial criado foi caindo, até que a SEGA desistiu do projeto ao final de 1994. A justificativa da SEGA foi que o acessório era tão realista que poderia provocar acidentes aos usuários em razão do excesso de movimentos. Mas desenvolvedores que trabalharam no acessório afirmaram posteriormente na real o principal problema eram os receios por questões de saúde como enjôos e os problemas de visão.

 

Segundo informou o vice-presidente da Sega of America informou que foram gastos ao todo 6 milhões de dólares no projeto.

 

Fonte: segaretro.org

 

Aparição em revistas:

- Revista Progames nº 2 - página 42 (fonte: Datassette).

  • Outros Nomes:Virtual VR
  • Ano lançamento:--
  • Fabricante: SEGA of America, Inc., Ono-Sendai
  • Lançamento: Cancelado
  • Formatos: Óculos de realidade virtual / 3D

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