Nintendo Entertainment System - NES

Ninja Gaiden

Jogo de ação 2D em plataforma, desenvolvido e publicado pela Tecmo. Além do NES, o game também foi lançado para 3DS, Switch, Turbografx-16, Wii, Wii U e dispositivos móveis, bem como na coletânea Ninja Gaiden Trilogy (Super Nintendo) e nos mini console NES Classic Edition e Turbografx-16 Mini, além de ser um extra destravável no reboot do jogo, lançado para Xbox. O jogo também foi lançado para ArcadeLynx, PlayStation 4, Switch, Wii e nos microcomputadores Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, PC e ZX Spectrum, bem como nas coletâneas Addicted to Fun: Ninja Collection (Amiga / Amstrad CPC / Atari ST / Commodore 64 / ZX Spectrum), Justiciers 3 (Amiga / Amstrad CPC / Atari ST), Mega Mix - 1991 (Amiga), Ninja Collection (Amiga) e 2 Hot 2 Handle (Amiga / Atari ST / Commodore 64 / ZX Spectrum), além de ser um extra desbloqueável no jogo reboot Ninja Gaiden Black (Xbox), com jogabilidade totalmente diferente (beat'em up) e também no Game Gear e Master System com o mesmo estilo de jogabilidade ação 2D em plataforma, mas com um jogo totalmente distinto.

 

Um jogo de mesmo nome com estilo semelhante à versão Arcade (beat'em up) teria sido lançado para Mega Drive, porém seria um jogo diferente, mas que jamais chegou a ser lançado, não passando da fase de protótipo.

 

No Brasil o jogo foi lançado de forma não-oficial pelas empresas Falcon Soft, Audax e Supercharger.

 

Ninja Gaiden foi lançado em 1988 no Japão para o famicom e em 1989 para o NES nos Estados Unidos.

É um jogo de plataforma 2D de rolagem lateral, onde o jogador controla o ninja Ryu Hayabusa, herdeiro da Espada do Dragão que começa sua jornada indo para os Estados Unidos após o desaparecimento de seu pai, que deixa uma carta para Ryu procurar por um cientista. E a saga começa nos 8bits.

Uma curiosidade, o ninja filho se chama Ryu e o ninja pai se chama Ken.

Com ótimos gráficos para o Nes/Famicom, uma trilha sonora muito bem desenvolvida e uma jogabilidade boa, o jogo ainda trazia “cut-scenes”, as cenas por entre os estágios eram muito bem desenvolvidas, com enquadramentos cinematográficos e contava muito bem toda a história, apresentando personagens e avançando com os acontecimentos.

O jogo tem um ritmo rápido, Ryu usa sua espada para matar os inimigos e durante os estágios pode conseguir vários itens como shurikens, ataques de fogo, pulo especial e outros poderes.

O jogo é conhecido pelo seu alto grau de dificuldade, muito dele devido a alguns problemas de design do jogo, como inimigos que reaparecem após a rolagem da tela, abismos, etc.  O próprio criador do jogo, Hideo Yoshizawa, admitiu os problemas.

Nos anos seguintes ainda foram lançados duas continuações, com melhoramentos em todas as áreas.

No Brasil, na época dos clones de Nintendo, a Falconsoft (Gradiente) lançou o Ninja Gaiden em seu cartucho característico de Phantom System, 72 pinos.

 

Texto e fotos de Fabio Dedini (GQP - Game Que Pariu)

 

Aparição em revistas:

A Semana em Ação - Games Edição Especial nº 1 - páginas 15, 44 e 47 (fonte: Datassette).

  • Outros Nomes:Ninja Ryuukenden, Shadow Warriors, Ninja Dragon Sword
  • Ano lançamento:1988
  • Fabricante: Tecmo
  • Franquias: Ninja Gaiden
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 2D, Ação, Plataforma
  • Formatos: Cartucho
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Jogo com clones brasileiros
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Brasil
Estados Unidos01 / 03 / 1989NES-NG-USA018946110073
Europa15 / 08 / 1991NES-66-UKV
Japão09 / 12 / 1988TCF-NY4960677250077
Outras regiões

Vídeos

Parceiros