Nintendo Entertainment System - NES

Star Wars (Namcot)

Jogo de ação 2D em plataforma, desenvolvido e publicado pela Namco, exclusivamente para o NES.

 

Apesar de ter o mesmo nome, trata-se de um jogo totalmente diferente da versão lançada em 1991.

 

Lançado pela Namco em 1987, Star Wars foi o primeiro jogo da franquia lançado para o Nintendinho. Esse game foi lançado apenas no Japão, e apenas em 1991 o restante do mundo recebeu um jogo da franquia, batizado com o mesmo nome, porém desenvolvido pela JVC e Beam Software. Os dois jogos, apesar de seguirem o enredo do filme, são bem diferentes.

 

Eu peguei esse jogo para a coleção lá pelo ano de 2012, depois que vi um vídeo do AVGN que falava dos jogos da franquia Star Wars. É claro que ele não falou bem do jogo, mas fiquei curioso e tratei de pegar o jogo pra coleção. Mas quando chegou, só testei e mais nada. Então finalmente chegou a hora de colocar a mão na massa no game. De cara uma coisa me irritou: o hit detection da sua lightsaber não é nada bom. Um quarto da sua espada não serve pra nada. Só a partir daí é que você consegue de fato acertar o oponente. Se queriam tornar o jogo mais difícil com esse artifício, porque não fizeram a espada menor de uma vez? Do jeito que fizeram, não ficou legal.

 

Outro ponto ruim que notei é a inteligência artifical dos inimigos. Ela é inexistente. Simplesmente eles andam em determinados padrões que mesmo com atitudes diferentes do jogador, não mudam. Isso torna o jogo bastante previsível. Para fechar a parte das críticas, fica a reclamação sobre o jogo não oferecer continues. Perdeu as vidas, já era. E o jogo não é nenhum passeio no parque não. O jogador não tem barra de vida. Recebeu um dano, é morte na hora. Mas também não é um Battletoads de difícil. Basta se dedicar um pouco que você conseguirá progredir.

 

Agora chega de falar mal e vamos aos pontos positivos: a jogabilidade é muito boa, o que para um jogo de ação em plataforma, é algo bastante importante. Os controles respondem bem e Luke tem boa movimentação. Outro ponto a ser elogiado é a música, aproveitando o leque de músicas inesquecíveis do filme com boa qualidade do 8-bit da Nintendo. Os efeitos sonoros também não decepcionam. 

 

Outra coisa que agradou bastante: quando você morre no jogo, continuará praticamente do lugar que parou. E se a morte acontecer enquanto enfrenta um chefe de fase, irá voltar com o chefe mantendo os danos que levou até aquele ponto. O jogo rola em grande maioria no gênero ação 2D em plataforma, mas como em qualquer bom jogo da franquia Star Wars, não poderiam faltar as fases de nave. O tanto que joguei foi o suficiente para eu passar pela fase da Millenium Falcon, onde você precisa destruir alguns Tie-Fighters para avançar. Nada muito complicado. Na tela de demonstração do jogo mostra uma fase com a X-Wing na trincheira da estrela da morte em um estilo shmup que pareceu ser bem maneiro.

 

Eu joguei pouco a outra versão de Star Wars do NES, mas joguei demais a versão Game Boy do jogo. É um game divertido mas cheio de falhas. Este aqui também não é perfeito, mas me empolguei bem mais com o início dele do que com o outro jogo de mesmo nome. Então não acreditem tanto nas críticas do AVGN e deem uma chance a este jogo bacaninha da Namco.

 

Review de Edson Godoy.

  • Ano lançamento:1987
  • Fabricante: Namco
  • Franquias: Star Wars
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 2D, Ação, Plataforma
  • Formatos: Cartucho
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Jogo exclusivo, Lançado somente no Japão
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Japão04 / 12 / 19874907892000360 Japonês

Vídeos

Parceiros