PC

RaceRoom Racing Experience

Jogo de corrida 3D com automóveis, desenvolvido e publicado pela Simbin, exclusivamente para PC.

 

Raceroom Experience é o primeiro jogo de corrida free-to-play para computador e é a casa das categorias como DTM, WTCR e ADAC GT Masters. Corra sem parar ao lado dos pilotos mais talentosos do mundo no modo online. Vamos explorar rapidamente os conteúdos gratuitos deste jogo da Sector3 Studios e iremos te responder se RaceRoom Experience é uma alternativa ao tão balado iRacing em termos de simulação e comunidade online. Assim que eu soube da desenvolvedora de RaceRoom Experience, passo a ter uma expectativa alta que será um bom simulador. A Sector3 Studios era conhecida como SimBin Studios e tem um passado glorioso em quesito de simuladores de corrida, com grandes títulos, tais quais o GTR 2 - FIA GT Racing Game, GT Legends e Race 07.

 

Em aspecto visual, a interface tanto dos menus quanto das corridas são intuitivos, porém enormes para telas grandes. Poderia ter a opção de reduzir a escala dos HUDS. Chega a ser muito invasivo as barras de tempo enormes na tela. Poderia ser mais discreto. A qualidade da modelagem do interior do carro é bem detalhista e, embora falem que os gráficos estão datados por ter sido lançado em 2013, para mim ainda é um jogo bastante bonito rodando em máquinas com configurações mais atuais. Não é necessário um PC da NASA para experimentar o simulador. Quesito essencial para um jogo free-to-play. Entretanto, em jogos que focam em simulador, o aspecto visual geralmente fica em segundo plano. iRacing também não é aquele nenhum espetáculo gráfico hiperrealista. O objetivo destes games é a imersão na parte de dirigibilidade e simulação nas corridas virtuais.

 

A inteligência artificial achei bastante competitiva. Quase sempre entrega corridas interessantes e divertidas, inclusive com eventuais erros de pilotagem por parte da mesma. Inclusive é uma das vantagens de Race room em comparação ao iRacing, que não possui modo single player para que você consiga treinar e melhorar as habilidades, sem atrapalhar a corrida dos pilotos mais experientes no lobby online. Curti muito o force feedback e da física do Raceroom Experience. Já compensa a dificuldade de configurar o volante neste jogo. Da pra sentir as zebras, os sovalancos causados quando voce passa o carro na salsicha e até mesmo as ondulações da pista. A experiência que você vai sentir conduzindo é bastante agradável. Inclusive vou detalhar um pouco mais os carros e pistas gratuitas assim que você baixa o Raceroom.

 

Formula Raceroom Junior - Carro para principiantes em simuladores, equivalente ao Fórmula Vee. É bem previsível, chega a 220 km/h com 5 marchas sequenciais. Neste carro vai aprender a reação do carros nas frenagens e curvas. O momento certo de reduzir as marchas. No painel indica quando você engata antes da hora e o apito soa de uma forma estridente quando reduz a marcha na hora errada. A configuração padrão do carro tende a ser dianteiro, ao ponto que já estava me incomodando nas primeiras voltas no circuito português de Algarve. Coisa que dá para alterar no setup. O menu de setup é bastante organizado e intuitivo. Aqui na mudança de relação de marcha ele até mostra os RPMs ideias e o gráfico de torque para te ajudar a achar uma configuração de cambio que não perca velocidade. A interface também avisa as alterações não salvas e lista as mudanças que você fez no carro, com um gráfico mostrando exatamente o quanto mexeu no carro.

 

A partir do Formula Raceroom Junior, pode seguir carreira em Fórmula, adquirindo os carros da Formula 3, Formula 2 chegando ao ápice da Fórmula X. Tem também os carros da Indy, caso siga a categoria americana ou os carros clássicos da década de 90. Todas as 5 categorias de Fórmula são adquiridas pelo preço por volta de R$ 100,00 no dia que em que fiz esta análise. Assim como no rFactor e Automobilista 1, todas as sessões, seja de treino ou de corrida, os replays são salvos para que você consiga fazer uma análise pós-corrida para verificar seus acertos e erros. A quantidade de cameras disponíveis para escolher são muitas. Pode admirar as animações em alta qualidade da suspensão no asfalto e nas mãos do piloto trocando as marchas do carro. Sem contar as cameras que você pode controlar, seja rotacionando ou tirando e pondo zoom.

 

Entre os carros de GTR 1 está liberado o carro Saleen S7, carro esportivo norte-americano com um motor de 550 cavalos que atinge velocidades acima de 260km/h e testamos numa pista fictícia de Raceroom, com áreas de escape bastante abundante pintadas de azul e vermelho, lembrando aquela coisa horrível de Paul Ricard. O trecho inicial do circuito lembra bastante o circuito de Brno, na república tcheca. Não é porque o jogo tem foco para pilotos virtuais mais experientes que não se ofereça ajudas de pilotagem para quem está começando no automobilismo virtual. Alguns carros oferecem auxilios de tração e ABS de fábrica, caso o carro tenha, além de poder habilitar o controle de estabilidade e de contraterço. Além da temível linha de traçado. Embora já dei uma opinião forte a cerca dessa linha de considerar até trapaça em campeonatos mais sérios por literalmente o piloto saber o ponto de frenagem ideal, para conhecer novos circuitos ela pode ser útil no início até o piloto decorar os pontos de frenagem e as regras do traçado para que assim consiga desligá-la. O jogo indica com ponto de ! onde o piloto deve começar a frear. Porém alí nem sempre é o ponto de frenagem mais rápido. Dá para ir um pouquinho mais além da margem e ainda sim fazer a curva no traçado em velocidade mais alta. Apesar deste carro não possui controle de tração e nem ABS, é um carro até que fácil de conduzir. Ele tem uma aderência muito boa nas curvas. Creio que um piloto não tão experiente conseguirá pilotar o Saleen S7 de boa.

 

Os carros da categoria P1 e P2 são os mais rápidos que voce pode pilotar com apenas os carros gratuitos de RaceRoom. Entre os carros da P1, você pode escolher ou o modelo Mistral M530 ou o DMD P20, ao passo que na categoria P2, os carros DMDP21 e Mistral M531 estão disponíveis. São carros de seis marchas a borboleta, com grande pressão aerodinâmica e velocidade de reta. Eles possuem controle de tração de fábrica cuja porcentagem pode ser ajustada no menu de setup e selecionada pelo piloto durante a corrida. Testamos os dois carros no circuito de Sepang, o terceiro circuito gratuito de RaceRoom Experience, circuito com curvas de raio longo e retas cujas velocidades atingem a marca de 270km/h nestes carros. A última pista gratuita é a de Stowe, a versão piquititinha de Silverstone, na qual corri com os carros da TC Cup.

 

Os Lada Vesta são os carros mais fáceis de conduzir do jogo por causa do controle de tração e ABS de fábrica. Essa próxima pista que falaremos tem apenas no modo practice. Se chama LakeView HillClimb. Testamos o Aquilla CR1, o gran turismo mais leve do jogo. Com apenas 900kg, a sua dirigibilidade é bastante ágil. A sensação de pilotar nesta pista aberta é muito similar a de um jogo de Rally tipo o Dirt ou WRC em trechos de asfalto. Pena que o sistema de danos do jogo não convence muito. Alguns carros despedaçam-se muito mais do que outros. Não importa o tipo de batida, a lataria estará quase sempre intacta. Contudo, a suspensão é bem afetada em colisões, desalinhando o carro e comprometendo toda a corrida. Frágil como um papelão, até uma subida errada na salsicha que fica em volta da zebra pode resultar em um abandono ou em um pit stop extra.

 

Alguns outros pontos a lamentar de Raceroom é o fato do clima ser estático, com horário fixo. Além de não ter corridas noturnas, também não possui chuva. Um sistema de clima dinâmico teria um ganho absurdo na experiência deste simulador. O que lamento bastante, pois em seus jogos anteriores como GTR 2 - FIA GT Racing Game e o Race 07 havia a possibilidade de correr na chuva. Além da configuração do volante neste jogo que não é muito intuitiva. Deve-se atribuir os botões manualmente, além de lidar com a rotação do volante em aplicativos externos fora do jogo. E mais. Para quem deseja utilizar a telemetria para melhorar a performance no simulador, o formato usado pela saída da telemetria de Raceroom (prg) não é compativel com softwares como o Motec. Apenas em softwares como Z1 Analyzer e RS Dash. Ambos são pagos.

 

Sobre o modo Multiplayer, O jogo possui um sistema de rankeamento mas não consegui encontrar salas rankeadas no online no horário da gravação do gameplay. Pelo menos com as restrições de apenas carros e pistas gratuitas do jogo. Mas adivinha? Pra conteúdo pago tem um monte de rankeadas. Not surprised! O modo não-rankeado não achei muito diferente da experiência que tenho com a live com os inscritos com geral se batendo. Inclusive com gente desonesta batendo em você de propósito na corrida. Sem contar que senti lag nos oponentes. Havia também inúmeras salas sem jogadores participando. Em outras palavras, não perca seu tempo em salas não-ranqueadas. É um pouco contradizente um jogo que no menu principal mostra competições online com prêmios de até 10 mil euros ao passo que não tenho muitas oportunidades de treinar com outras pessoas online sem que eu tenha que pagar por mais conteúdos.

 

As competições também são separadas entre free to play e premium. As premium premiam com a vRP, dinheiro virtual do jogo na qual se compra mais conteúdos em RaceRoom Experience. Já as competições free-to-play tem como objetivo apenas se gabar com os amigos. Falando em pagar, na loja está a maioria dos carros e pistas do jogo que se baseia no modelo Freemium. Ele te dá alguns conteúdos de graça e o jogo lucra na venda de carros e pistas. Sempre tem novidades em Raceroom. O ideal é que você compre packs com alguns carros e pistas em vez de comprar individualmente. Não só o desconto é maior, mas também o jogo garante que você não vai pagar pelo mesmo ítem duas vezes em packs diferentes. O preço daquele carro já adquirido irá ser deduzido nos pacotes. O pacote starter começa a partir de R$ 50,00 e vai até o pacote premium de mais de R$ 500,00. Atenção que o pacote premium NÃO contém todos os carros do starter e pro. Então, eventualmente, terá que comprar os 3 packs se quiser ter boa parte do conteúdo. Fora os packs de pistas e de outros carros vendidos separadamente. Embora Raceroom não tenha assinatura mensais, ele pode sair BEM caro se for comprar absolutamente tudo da loja, mesmo com os descontos progressivos. A vantagem é que você compra em moeda brasileira, local, ao contrário do iRacing, onde os carros e pistas são vendidas em dólar em sua loja e além disto, pode realizar o test drive antes da compra, em uma das versões da pista fictícia de Raceroom, o que demonstra uma transparência da empresa Sector 3 Studios e um respeito ao consumidor, apesar deste modelo de negócio que detesto em games em pagar aos poucos pra ter conteúdo. Geralmente neste modelo, usado em diversos games de celular, é sempre mais oneroso para o jogador. Lamentável.

 

Mas e a pergunta: Raceroom Xxperience é uma alternativa ao iRacing??? Levando em consideração que há competições dentro do jogo com prêmio em dinheiro, presença de pilotos reais, com alguns rostos conhecidos como Timo Glock, Daniel Abt, Rene Rast, Robert Swartzman - que atualmente corre na F2, Tiago Monteiro e tem até um piloto brasileiro, o Gustavo Frigotto. Sem contar com um sistema de rankeamento que infelizmente não pude testar porque ele não é acessivel para os carros/pistas gratuitas, além do foco em simulação, podemos considerar como uma alternativa, sem contar com as vantagens de não pagar assinatura e do preço localizado em reais. Porém, não um substituto, uma vez que há um foco maior nas categorias europeias, como DTM e WTCR (antiga WTCC). Quem quiser seguir uma carreira em oval, neste jogo fica sem opções. Além disto para quem quiser apenas jogar, sem um comprometimento com competições virtuais, pode se tornar um jogo bastante caro, mesmo com o sistema progressivo de desconto e comprando os packs. Creio que haja opções melhores, como o Assetto Corsa ou rFactor para este caso. Mas recomendo bastante pela ótima experiência que tive com relação a fisica e force feedback em darem uma chance a RaceRoom.

 

Texto de Lucas Flagamer.

  • Ano lançamento:2013
  • Fabricante: Simbin / Sector3 Studios
  • Franquias: Race (Simbin)
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 3D, Automóvel, Corrida, Simulação
  • Formatos: Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Steam, Vendido somente em mídia digital
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos12 / 2 / 2013Steam

Vídeos

Parceiros