Sony PlayStation Vita
The King of Fighters '97
Jogo de luta 2D estilo versus, desenvolvido pela Ukiyotei e publicado pela SNK. Além do PS Vita, o game também foi lançado para Arcade (MVS), Neo Geo AES, Neo Geo CD, PlayStation, PlayStation 3, PlayStation 4, PSP, Saturn, Switch, Wii, Xbox One e dispositivos móveis, bem como nas coletâneas The King of Fighters Collection: The Orochi Saga (PlayStation 2 / PlayStation 3 / PlayStation 4 / PSP / Wii) e NeoGeo Online Collection Complete Box Gekkan (PlayStation 2). O game ainda foi relançado com algumas modificações (versão Global Match) para PlayStation 4, PS Vita e PC.
Com os gráficos melhorados já a partir de KOF 96’, a nova edição traria o final da saga de Orochi, iniciada em KOF 95. Sobre a jogabilidade, agora ela fica mais complexa pois temos 2 modos de jogo que deve ser selecionado antes da escolha dos personagens, vamos a eles:
- Extra ( baseado em KOF 94’) : Aqui temos a esquiva da versão 94, dois tipos de pulos e a barra de POWER preenchida pressionando A, B e C. Dois toques para frente e para trás acionam o mini salto (forward and back Step);
- Advance ( baseado em KOF 96’) : Aqui temos a esquiva da versão 96 porém não é necessário o timing preciso, sendo mais simples de utilizar, quatro tipos de pulo e para se utilizar especiais e outras habilidades é necessário acumular bolinhas verdes chamadas POW, que se formam quando se ataca ou defende. Pode-se acumular até 3 bolinhas;
- Tanto a barra de POWER quanto as bolinhas são utilizadas da mesma forma, para deixar o personagem mais forte ( no modo EX pressione A,B e C ate a barra encher e no ADV após ganhar uma bolinha pressiona A,B e C para estourá-la) e, poder utilizar os Super Especiais, ou SDM (Super Death Moves). Para estes é necessário encher a barra de power no modo EX ou estourar uma bolinha no modo ADV (mas tendo pelo menos outra guardada. Caso tenha três, você consegue soltar até 2 SDM) e, o life deve estar vermelho com pelo menos uns 30%;
- É possível cancelar golpes em especiais e Super-Especiais, aonde alguns personagens possuem golpes de ligamento. Ex : Terry pode utilizar soco forte próximo que dá 2 hits, mas também pode usar a backhand (frente mais soco fraco) e em seguida soltar o especial ou Super E. no timing certo;
- Nos dois modos, com a barra de Power cheia ou com bolinhas acumuladas, você pode utilizar a Super Esquiva (quando o adversário atinge sua defesa, coloque para frente mais A e B) que é uma esquiva mais rápida permitindo um contra-ataque, ou um Counter Attack (quando o adversário atinge sua defesa, coloque para frente mais C e D) que é um contra-ataque rápido que derruba o oponente.
O jogo possui um modo história muito bom. Muitos personagens saem nesta edição, mas outros fazem sua estréia (Yashiro, Shermie, Chris, Shingo, Yamazaki, Blue Mary, Chizuru agora jogável de início) e temos os famosos combos que tiram até 100% da energia. A série continuava um sucesso e assim como Tekken, cada novo jogo superaria o anterior, até a versão 98’. Mesmo sendo um sucesso nos arcades o jogo tinha alguns defeitos que não eram pequenos como os slowdowns (muitos objetos na tela deixavam o jogo lento) e isso era o suficiente para deixar a jogabilidade frustrante. Mas mesmo com esses problemas, é um bom game.
- Outros Nomes:The King of Fighters 97, KOF 97
- Ano lançamento:2011
- Fabricante: SNK / SNK Playmore, Ukiyotei
- Franquias: The King of Fighters / KOF
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: 2D, Luta, Versus
- Formatos: Mídia Digital
- Regiões de Lançamento:
- Tags: Lançado somente no Japão, PSOne Classics, Vendido somente em mídia digital
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Japão | 17 / 12 / 2011 | NPJJ-00052 | PlayStation Store |